Tonho Dionorina
Tonho Dionorina | Foto: Arquivo pessoal

O cantor e compositor Tonho Dionorina, de 73 anos, está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) desde a manhã da última quarta-feira (17). O artista foi encaminhado à emergência da unidade de saúde após apresentar um quadro de hematêmese (vômito de sangue).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o filho do cantor, Tobias Machado, contou que o pai chegou a ser sedado e intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGCA por precaução dos médicos. “Foi justamente para prevenir que aconteça alguma coisa”, relatou.

Tobias Machado
Tobias Machado, filho de Tonho Dionorina | Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Tonho Dionorina já foi extubado e apresenta uma evolução médica positiva. Na manhã desta sexta-feira (19), o cantor já se encontrava consciente, orientado e com poucos sintomas da sedação. No momento, ele está internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e não tem previsão de alta.

“A medicação é forte, mas ele já voltou, já está acordado. Já voltou a falar aos poucos e está sendo bem cuidado”, disse Tobias Machado em entrevista ao Acorda Cidade.

De acordo com o filho, a família do artista está se revezando para acompanhar o quadro do músico, já que ainda não tiveram contato direto com o cantor. “A gente vai ter um contato com ele agora no horário de visita, que é às 15h”.

Tobias contou que Tonho Dionorina não possui doença crônica e é praticante de atividades físicas. “Faz a hidroginástica dele quase todos os dias, então ele sempre mantém a forma. Já já ele está de volta para a gente dar seguimento”, concluiu.

Tonho Dionorina

Professor, cantor, compositor, violonista e considerado referência do reggae, Tonho Dionorina é natural de Jussari, município localizado no sul da Bahia e radicado em Feira de Santana. O seu nome de batismo é Antônio Evaldo Barboza Machado. Já o nome artístico é uma homenagem à mãe do artista, Honorina.

Tonho Dionorina
Tonho Dionorina | Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

Tonho Dionorina iniciou a carreira na música aos 10 anos de idade, apresentando-se em rádios. O cantor baiano conhecido pelos longos dreadlocks (penteado símbolo do movimento Rastafári) conquistou o Troféu Caymmi em 1993, nas categorias de Melhor Show e Melhor Música, com a canção “Porrada de Polícia”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.