Toque Esportivo

Esquadrão despacha o Botafogo e emplaca a segunda vitória consecutiva no Brasileirão

Com seis pontos em três jogos, Bahia saiu de campo entre os quatro primeiros

Acorda Cidade

O Tricolor segue abrindo caminho e confirmando a boa fase. Desta vez sobrou para o Botafogo, que não foi páreo para o Esquadrão e saiu derrotado por 1 a 0 na tarde desse domingo (4), na Arena Fonte Nova. Superior ao Alvinegro carioca em quase todo o jogo, o Bahia garantiu a primeira vitória como mandante e a segunda consecutiva no Brasileirão 2014, com um gol de Maxi Biancucchi, que voltou a marcar com a camisa tricolor na partida da quarta rodada.
 
Com seis pontos depois de três jogos, o Bahia saiu de campo ocupando a quarta posição, dentro do G-4, mas ainda aguardando a finalização da rodada com o jogos da noite de domingo. A situação do Botafogo se agravou ainda mais na tabela e o time perdeu uma posição, caindo para o penúltimo lugar, com apenas um ponto.
 
Antes de pensar no próximo compromisso pelo Brasileirão, o Bahia volta as atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira (7) o time faz o primeiro jogo no confronto da segunda fase, diante do América Mineiro. A partida será no estádio Independência, com começo previsto para as 22h. Na quarta rodada do Campeonato Brasileiro o Tricolor recebe o arquirrival Vitória para o clássico BaVi que acontece no domingo (11), a partir das 18h30. No sábado (10) o Fogão recebe o Criciúma, no Maracanã.
 
Bola rolando – Começo de jogo nervoso na Arena Fonte Nova, com muito mais faltas, cartões amarelos e desentendimentos que jogadas com objetividade no ataque. Até que o ânimos se acalmassem, Bahia e Botafogo inverteram posse de bola reduzindo as investidas aos lançamentos de longa distância ou nas bolas paradas próximo da área. Com a bola rolando, o primeiro susto foi protagonizado pelo Botafogo. Emerson descolou bom passe para Gabriel, ele chutou da entrada da área e mandou perto, mas pelo lado do gol de Marcelo Lomba, aos 22'.
 
O jogo seguiu truncado, com o Tricolor tomando a iniciativa, mas reduzido às descidas pelas laterais, por conta da marcação alvinegra que congestionava o meio. Aos 26, Anderson Talisca arranjou ótimo lançamento para Uelliton, deixou o parceiro de cara com o gol, mas ele preferiu tocar para Lincoln e deu tempo para a zaga do Botafogo chegar e fazer o corte. O Bahia continuou mais presente no ataque, finalizando mais vezes que o rival, mas o empate persistiu até o intervalo.
 
O Bahia voltou bem para o segundo tempo, marcando forte, conseguindo roubar bola ainda no campo do Botafogo, e seguia insistindo com as laterais como principal caminho para chegar no ataque. Demorou, mas foi por lá que os donos da casa encontraram o rumo para abrir o placar da partida. Aos 14, Pará desceu na esquerda, cruzou consciente para Maxi e ele completou no meio da área. E mesmo depois do gol, o Botafogo não conseguiu arrumar seu esquema e seguia sem conseguir levar as jogadas até a área tricolor, oferecendo pouco perigo.
 
Em vantagem, o Esquadrão se fechou e passou a atrair o Botafogo enquanto esperava o espaço para dar o contra-ataque. O Alvinegro só conseguiu a primeira boa chance aos 28 minutos do segundo tempo. Wallison recebeu na área, mandou o chute depois do quique, buscando o ângulo, e acertou a trave no gol de Marcelo Lomba. No final, o Fogão ainda tentou apertar a pressão, mas não conseguiu passar pela defesa do Bahia e teve que levar a derrota para casa.
 
Bahia 1 x 0 Botafogo – 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014

Data: 4/5/2014, 16h
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Alexandre A P Kleiniche (RS)
 
Bahia: Marcelo Lomba, Roniery, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Uelliton, Lincoln (Branquinho) e Anderson Talisca (Wilson Pittoni); Rhayner (Rafinha) e Maxi Biancucchi. Técnico – Marquinhos Santos
 
Botafogo: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Júnior César; Gabriel, Mario Bolatti, Daniel (Wallison) e Nicolás Lodeiro (Jorge Wagner); Emerson e Pablo Zeballos. Técnico – Vagner Mancini

As informações são do iBahia.