
Seguindo no caminho para a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na área de atuação da Embasa, 42 projetos de obras foram selecionados na última semana para receber o financiamento de cerca de R$ 7,3 bilhões, através do Novo PAC 2025 para saneamento, do Ministério das Cidades, do Governo Federal.
Entre as principais obras que tiveram o projeto selecionado estão ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana, Irecê, Amargosa, Seabra, Miguel Calmon, Piritiba, Mundo Novo, Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba, Baixa Grande e localidades do Litoral Norte.
Na área de esgotamento sanitário, os empreendimentos visam a ampliação e implantação dos sistemas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Eunápolis, Lauro de Freitas, Ilhéus, Brumado e Pojuca.
O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, ressalta que a empresa está acelerando os investimentos para implantação e ampliação desses serviços em toda sua área de atuação. “Com a possibilidade de receber esse financiamento, o avanço ganha ainda mais força. Agora, nosso próximo passo é iniciar as licitações previstas para o primeiro semestre de 2026, para começarmos as obras em todo estado”, pontua.
O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues, em Brasília. A seleção que contemplou diversos estados do Brasil visa beneficiar mais de 9 milhões de baianos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.