
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), afirmou que a obra de duplicação da Avenida Artêmia Pires será totalmente executada e que a licitação para o serviço tem previsão de ser publicada no mês de janeiro.
A declaração do prefeito foi feita na manhã desta quarta-feira (17), durante uma coletiva de imprensa, onde foram apresentadas as principais ações da gestão ao longo do ano de 2025, com licitação prevista para janeiro.
Planejamento estrutural
No encontro, que contou com a participação dos principais radialistas de Feira de Santana, Ronaldo apresentou um balanço detalhado, ponto a ponto, com as obras de infraestrutura que já estão sendo executadas ou que ainda estão no “forno”, esperando só a conclusão de alguma etapa burocrática.
“A licitação da obra de duplicação da Avenida Artêmia Pires vai ocorrer no dia 21 de janeiro. Espero em Deus que ocorra. Fevereiro [deve ser publicada a licitação] da drenagem do Campo Limpo, vamos acabar totalmente com alagamentos no Campo Limpo, tem também a drenagem da Baraúnas, para acabar isso nós vamos rebaixar aquele canal que sai na Avenida José Falcão, ele vai abaixar ali mais um metro de profundidade. Praticamente vai ser feito um canal novo”, disse o prefeito.

Infraestrutura
Outros projetos citados pelo prefeito incluem urbanização em espaços do conjunto Feira X, da Lagoa Salgada, Lagoa da Berraca e uma lagoa localizada no Alto do Papagaio. Segundo Ronaldo, os projetos paisagísticos e ambientais já estão prontos, enquanto os de engenharia seguem em elaboração.
O prefeito aproveitou a oportunidade para explicar que o município captou cerca de R$ 100 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para execução de obras, algumas já em andamento.
Na zona rural, o gestor afirmou que a prefeitura mantém um trabalho permanente de recuperação de estradas vicinais, com ampliação do número de máquinas em operação, além de projetos para asfaltamento em distritos, que ainda estão em fase de articulação.
“A Lagoa Salgada, que eu fiz, mostrei na televisão várias vezes, no horário eleitoral, estamos trabalhando, inclusive a questão de área de terra ali, que tem proprietários. Nós estamos sentando, conversando para fazer sem pagamento. Eles vão ter sobra de terra lá, com a beleza que vai ficar, a terra deles vai valorizar, então a gente entende que não precisa a gente pagar”, disse o prefeito.
No detalhe
O prefeito também apresentou uma lista de ruas que foram requalificadas. Confira a lista completa abaixo:
Centro e bairros adjacentes
- Rua Frei Hermenegildo Castorano – Capuchinhos
- Av. Maria Quitéria (Rádio Subaé) – Olhos D’Água
- Rua Francisco Mário – Capuchinhos
- Av. Maria Cristina – Tomba
- Rua do Ouvidor – Tomba
- Rua Virgem – Tomba
- Av. Amaralina – Gabriela
- Praça do Fórum – Centro
- Rua Coronel Álvaro Simões – Centro
- Rua Cosmopolita – Pampalona
- Rua Farmacêutico José Alves – Centro
- Rua Heráclito Dias de Carvalho – Campo do Gado
- Rua Humberto de Campos – Centro
- Rua José Tavares Carneiro – Baraúnas
- Rua Manuel Mathias – Centro
- Parque de Exposições
Demais locais
- Praça do Povo – Parque Ipê
- Rua Água Verde – Parque Ipê
- Rua Carlos Alberto – Cidade Nova
- Rua Curitiba – Parque Ipê
- Rua Gerson – Cidade Nova
- Rua Pelé – Cidade Nova
- Rua Portuguesa dos Desportos – Parque Ipê
- Rua Tostão – Cidade Nova
- Estrada da Pedra Ferrada – Asa Branca
- Rua Olney São Paulo – 35BI
- Rua Osvaldo Ferreira – Aviário
- Rua Três Irmãos – Aviário
- Av. Antônio Bernardino de Carvalho – Vila Olímpia
- Av. Rubens Francisco – Vila Olímpia
- Av. Itamar Carvalho – Vila Olímpia
- Rua Vanderlei Carvalho – Vila Olímpia
Sem “ingrisilha” no BRT
O prefeito aproveitou a oportunidade para explicar que o modelo de transporte público no estilo BRT foi implantado exatamente nos trechos previamente definidos no projeto. Segundo o gestor, chegou a circular a informação de que o sistema ligaria o bairro Tomba ao centro por meio de uma linha exclusiva, mas o próprio governo municipal esclareceu que isso era inviável técnica e urbanisticamente.
De acordo com Ronaldo, a implantação de linhas exclusivas até o Tomba exigiria a desapropriação de dezenas de imóveis e causaria impactos severos ao comércio local, tornando o projeto financeiramente e socialmente inviável. Assim, o BRT foi estruturado para atender corredores como as avenidas Getúlio Vargas, Noide Cerqueira, Ayrton Senna e João Durval, onde o sistema já está em funcionamento.
“Não tinha como ele vir do Tomba. Se você vem de lá para cá, você só tem um lugar para passar, que é a Rua Pedro Américo de Brito. Para você passar com linha exclusiva, que só dá para passar um ônibus e um Fusca ao mesmo tempo, você teria de desapropriar todas aquelas casas da Praça do Tomba até chegar na João Durval. Então seria algo astronômico, onde você estaria botando dezenas e dezenas de pessoas para fora de casa”, disse.
Efeito colateral
O prefeito destacou ainda que a crise do transporte público não é um problema exclusivo de Feira de Santana, mas uma realidade nacional. Ele citou a redução no número de passageiros, que caiu de cerca de 3 milhões para 1,4 milhão, fenômeno atribuído à popularização de aplicativos de transporte, como o Uber, que passaram a competir diretamente com ônibus e táxis.
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