Trabalhadores rurais comemoram 1º de maio; expectativa é que continue chovendoTrabalhadores rurais comemoram 1º de maio; expectativa é que continue chovendoTrabalhadores rurais comemoram 1º de maio; expectativa é que continue chovendoTrabalhadores rurais comemoram 1º de maio; expectativa é que continue chovendo
Laiane Cruz
Apesar das dificuldades enfrentadas por causa da seca, centenas de trabalhadores rurais participaram nesta quinta-feira (1) de uma festa em comemoração ao Dia do Trabalho. O evento aconteceu na sede do sindicato da categoria. A expectativa é que as chuvas continuem este ano.
Segundo o presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ferreira Sales, ‘Zé Grande’, o homem do campo deve comemorar as suas conquistas, a exemplo da aposentadoria rural, a Garantia Safra, garantia do salário mínimo aos agricultores, entre outros benefícios conquistados junto ao governo.
“Hoje é um dia de comemoração devido a essas conquistas, e chamar a atenção das pessoas que é preciso ficar vigilantes com elas, por que foram conquistadas durante 30 anos, e nós podemos perdê-las em uma canetada. É preciso estarmos organizados e preparados”, afirmou o presidente do Sindicato.
Ainda de acordo com Zé Grande, é preciso chamar a atenção do governo estadual e municipal para os investimentos na agricultura familiar. “Hoje a nossa terra sofre bastante. É preciso fazer a correção e análise do uso do solo, é preciso investir em assistência técnica ao agricultor e acesso ao crédito”, disse.
Zé Grande informou que o sindicato, desde 2008, vem discutindo com o poder público municipal, sobre o porquê de o solo de Feira de Santana não produzir mais como deveria. “O nosso solo enfraqueceu, durante mais de 20 anos de seca e estiagem. Mesmo quando chove, 50% consegue produzir e 50% não consegue. Isso tem deixado nossos agricultores com menos condição de investir em suas propriedades”.
(Presidente do Sindicato, Zé Grande)
Investimentos municipais
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a prefeitura vem investindo na zona rural de Feira de Santana, com foco na distribuição de água potável e energia elétrica. “Nos dois últimos anos do governo de José Ronaldo foi levada energia para 100% da zona rural. É intenção do prefeito, até o término do mandato dele, deixar a zona rural com 100% de água tratada”, afirmou.
“Nós já estamos agora, em parceria com a Embasa, executando o serviço em Ipuaçu e Humildes, e em mais quatro distritos. São mais de 100 mil domicílios que estarão recebendo água tratada. O segundo foco é trabalhar com culturas que sejam mais resistentes à seca durante o ano todo. Nós temos oito distritos, cinco tem um potencial econômico para a fruticultura, e três deles para a pecuária. É nesse parâmetro que vamos trabalhar junto aos agricultores”, explicou o secretário.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade