Prefeitura retira mais de 3 toneladas de lixo em ações realizadas em bairros de Feira de Santana
Foto: Divulgação Secretaria de Serviços Públicos (SESP)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) segue intensificando as ações de apoio e atendimento a moradores que sofrem com a Síndrome de Diógenes — transtorno que leva ao acúmulo compulsivo de materiais inservíveis e à dificuldade de descartá-los. Em novembro, duas operações foram realizadas em Feira de Santana, uma no bairro Jardim Cruzeiro e outra no Novo Horizonte, que juntas totalizaram a retirada de 3.620 kg de resíduos, ultrapassando três toneladas e meia.

A ação no Novo Horizonte ganhou destaque pela gravidade da situação e pelo volume expressivo de materiais acumulados no local. Assim como no Jardim Cruzeiro, a intervenção foi motivada por preocupações com a saúde do morador e pelos impactos ambientais provocados pelo acúmulo excessivo de lixo dentro da residência. Entre os itens retirados estavam garrafas, sacos plásticos, retalhos, móveis velhos e diversos objetos inutilizados. Devido à grande quantidade de resíduos, foi necessário o uso de uma caçamba para o transporte do material recolhido.

Prefeitura retira mais de 3 toneladas de lixo em ações realizadas em bairros de Feira de Santana
Foto: Divulgação Secretaria de Serviços Públicos (SESP)

As operações foram coordenadas pelo secretário da SESP, Justiniano França, Hamilton dos Santos, chefe do Departamento de Limpeza Pública, com apoio de Ivânia Santana Anunciação, encarregada; Jaqueline Britto de Santana Gouveia, assistente social; e do diretor de limpeza pública, Pedro Paulo. A integração entre as equipes de limpeza e assistência social foi essencial para garantir uma intervenção eficiente e humanizada.

Hamilton dos Santos destacou o comprometimento das equipes e a importância do acompanhamento contínuo. “O nosso trabalho não termina com a limpeza. Intervenções como essas envolvem saúde, dignidade e segurança. Seguimos acompanhando os moradores para que recebam o suporte necessário e possam viver em condições adequadas, com apoio da assistência social e da saúde mental”.

A SESP atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na identificação e monitoramento de pessoas com transtorno de acumulação compulsiva, acionando sempre que necessário o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e outras redes de apoio.

Com as limpezas concluídas, os moradores das duas residências seguirão sendo acompanhados pelos serviços de assistência social e saúde do município, garantindo suporte contínuo e reforço na proteção social.

Leia também:

Moradores do bairro Jardim Cruzeiro sofrem há cerca de 20 anos com descarte irregular de lixo na Rua Campo Formoso

As informações são da Secretaria Municipal de Serviços Públicos

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.