
O maior teatro do interior da Bahia está localizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Após anos de espera para conclusão de uma reforma, o equipamento foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2025, durante uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues, professores, estudantes, servidores da instituição e um show musical da cantora feirense Rachel Reis.

Com investimento em torno de R$ 8 milhões, o teatro da Uefs conta com 931 lugares, iluminação cênica, difusores, paredes acústicas, telas de projeção, plataforma elevatória para acesso ao palco, sala de ensaio, de podcast, camarim, sistema de sonorização e climatização, entre outros itens que o tornam ideal para eventos da comunidade acadêmica e externa como formaturas, palestras, cursos, shows, aulas magnas, congressos e eventos culturais.

“É um equipamento do tamanho da importância de Feira de Santana. A gente sabe que tudo que acontece em Feira reflete nos interiores, reflete Salvador, reflete na Bahia como um todo. Nós temos visto um movimento, por exemplo, no Centro de Convenções com a passagem de 73 mil pessoas em um ano de atividade, nos comprovando o quanto o povo desse território necessita de espaços assim. Nós temos muita satisfação de entregar esse equipamento após tantos anos fechado”, declarou em entrevista ao portal Acorda Cidade, o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro.

Quanto ao uso do novo teatro, a reitora da Uefs, professora Amali Musse, destacou que ainda será construído um protocolo. Em seu discurso durante a cerimônia de inauguração, ela ressaltou o reconhecimento da Uefs.
“Se formos falar de crescimento, vocês podem constatar o quanto essa universidade hoje é referência, não só na Bahia, não só no Brasil, mas internacionalmente. Nós temos hoje um reconhecimento fantástico. Isso é fruto de um trabalho de parceria, um trabalho coletivo, que envolve a universidade, toda a sua comunidade e a relação com o governo do Estado. O teatro é nosso, o governador já disse muito bem, e nós estamos aqui para continuar investindo na emancipação e na transformação de pessoas. A Universidade Estadual de Feira de Santana é ensino, é pesquisa, é extensão e é cultura”, declarou.

O governador Jerônimo falou da alegria de poder entregar o teatro totalmente reformado. Na oportunidade, ele também destacou a abertura de editais de fomento à cultura e respondeu perguntas gerais de repórteres.
Antes de iniciar a cerimônia, um grupo de estudantes realizou um protesto reivindicando melhorias em outros setores do campus. O governador destacou que vai receber a pauta e que o diálogo com os estudantes está aberto.








Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.