
O 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), em Feira de Santana, foi palco para a formação de 74 novos soldados da Polícia Militar. A solenidade que reuniu autoridades policiais, oficiais, familiares e amigos, foi realizada na manhã desta sexta-feira (5).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o tenente-coronel Ebenézer Tuy, comandante do 1º Beic, destacou que os novos policiais estarão, a partir de agora, colocados à disposição da sociedade de Feira de Santana e região, garantindo a preservação do patrimônio público e a segurança das pessoas.

“Conforme prevê no nosso regimento, no plano de diretriz de ensino da Polícia Militar da Bahia, esses policiais militares, alunos soldados, eles passam nove meses em sala de aula, tendo instrução teórica, tendo todo o conhecimento, uma visão holística, institucional, preparando-os para operar e colocar em execução o policiamento ostensivo. Após esses nove meses, eles também têm aulas práticas para associar a teoria com a prática, como fizeram diversos estágios nas ruas de Feira Santana. E hoje eu posso garantir que eles estão prontos, capacitados e dotados de conhecimento necessário para operacionalizar o policiamento ostensivo e garantir a segurança para a população que tanto precisa”, afirmou.

De acordo com o comandante, os novos soldados possuem o direito de escolherem quais unidades, querem trabalhar.

“A partir do momento que esses policiais militares concluem o curso, eles possuem o direito garantido, de escolher as unidades que eles querem trabalhar, de acordo com a região prevista no edital quando fizerem o concurso. Essa escolha será feita seguindo o critério da antiguidade que foi adquirida pelas suas notas durante o curso realizado. Então, será por classificação, o primeiro colocado, ele será o primeiro a ser oportunizado, o direito a escolher a unidade que ele quer trabalhar”.
Somente neste ano, cerca de 800 policiais militares se formaram e foram capacitados no 1º Beic.

“Este ano nós já capacitamos, formamos e especializamos, aproximadamente 800 policiais militares aqui no 1º Beic. Da mesma forma que o DNA é uma peça importante para a nossa formação, quando está gerando ali o ser humano, o 1º Beic é o núcleo, é onde sai o processo de formação das pessoas para que possamos capacitá-la, a ter conhecimento necessário para que possamos colocar em prática, garantindo a segurança da população de Feira de Santana”, concluiu.
Com apenas 20 anos de idade, natural de Feira de Santana, Ian Vitor Soares Santos foi um dos novos soldados apresentados nesta sexta. Emocionado, ele destacou os desafios enfrentados durante todo este período.

“Foi um ano bastante desafiador. Um curso que exige muito de nós, tanto físico quanto psicologicamente, sobretudo. Mas com a graça de Deus, conseguimos vencer e para a honra D’ele, eu consegui. Foi uma preparação árdua, desde o estudo para o concurso público, até porque eu fiz o concurso logo quando saí do colégio, e foi bastante desafiador, muitas horas estudadas, mas para honra de Deus, aqui conseguimos a aprovação, e aqui seguimos”, destacou.
O Acorda Cidade também conversou com o comandante-geral do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), coronel Michel Müller. Segundo ele, este é um momento de celebração, que envolve a família, amigos e, sobretudo, os novos soldados que se dedicaram nos estudos.

“É um momento de celebração, de consagração de jovens, 74 jovens, que se lançaram à própria sorte, com muita dedicação, renunciando de momentos de lazer com a família, com os amigos, com noites insônias, estudar, gabaritar a condição física para poder ingressar na Polícia Militar da Bahia. E esse dia de hoje, após quase um ano de curso, eles celebram essa data com os novos irmãos de farda da mais que bicentenária PM da Bahia, e sobretudo com suas famílias. A presença das famílias aqui dentro do nosso quartel, é um momento de grata felicidade, divide a família, os formandos, com nós, irmãos de Polícia Militar, que já estamos aqui há mais tempo. É sangue novo que chega para a Polícia Militar. São 74 jovens que ingressam na corporação cheios de sonhos. E sobretudo, com o juramento que eles firmaram de bem servir a comunidade, de respeitar as leis, fazer cumprir as leis”, disse.

Visita do Comandante-geral da PMBA em Feira de Santana
Segundo o coronel Muller, o comandante-geral, Antônio Carlos Magalhães, esteve em Feira de Santana na última quinta-feira (4), para visitar a tropa da região Leste. Ao Acorda Cidade, o coronel Muller destacou o posicionamento que teve o comandante-geral, em dialogar com os policiais.
“Ainda ontem, nosso comandante-geral esteve aqui, reunido com nossa tropa, conversando, e a questão efetiva passou pela discussão, obviamente, nós temos neste momento que nos preocupar um pouco mais com as cidades vizinhas que precisam de nossa atenção para formar não somente a proteção delas próprias, como fazer um cinturão no entorno da nossa metrópole, guarnecendo a todos indistintamente. Porém, foi uma visita para ele ter um contato direto com a tropa, olhando nos olhos como ele fez ontem.”
“Nosso comando-geral, é um homem diferenciado. Ele foi soldado de Polícia Militar, foi sargento, passou praticamente por todos os nossos graus hierárquicos, só não foi cabo. Ontem teve um momento de fala que foi interessante, que eu, nos meus quase 37 anos, sou da mesma turma dele de aspirantes, 1991, ele fez o seguinte questionamento: ‘alguém quer falar com o comandante-geral? Fique à vontade, o momento é agora’. Eu nunca tinha ouvido isso em minha vida, de um comandante-geral virar para a sua tropa, soldados, cabos, sargentos, oficiais mais modernos, oficiais mais experimentados, e o comandante-geral oportunizar o momento de o policial dirigir diretamente a ele e fazer perguntas”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.