
Com vagas para a Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, a Transpetro firmou, na quarta-feira (3), em Brasília/DF, o convênio “Caminhos para o Futuro: Qualificação e Oportunidades” em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (Senai–DN). O programa oferecerá 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
Os cursos terão carga horária de 160 horas, distribuída ao longo de dois meses. Cada participante receberá bolsa-auxílio de R$ 1 mil e um kit de material didático, composto por apostila, caderno, pasta e camisa. Ao concluírem a formação, os alunos terão acesso à trilha de empreendedorismo “Empregabilidade – A Nova Rota da Formação Profissional” e contarão com acompanhamento profissional por seis meses.
O Senai lançará editais regionais para preenchimento das vagas, em data a ser definida, e promoverá a divulgação da iniciativa em seu portal e na mídia. A Transpetro realizará a divulgação nas áreas de entorno de suas operações – terminais e faixas de dutos.
A iniciativa integra o Programa Transformar, projeto de responsabilidade social da Transpetro voltado à qualificação profissional de jovens e adultos nas comunidades do entorno de suas operações. O programa atua em três eixos estratégicos: empregabilidade local, fomento ao empreendedorismo e geração de renda.
“O convênio ‘Caminhos para o Futuro’ reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Senai, qualificaremos 1,6 mil pessoas em quatro estados, oferecendo bolsas-auxílio e encaminhamento ao mercado de trabalho. Investir em educação e empregabilidade significa ampliar oportunidades e gerar impacto social positivo nos territórios onde atuamos”, confirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Distribuição de vagas na Bahia
A Bahia concentra o maior volume de vagas do convênio, com 900 oportunidades distribuídas em 17 cursos nos municípios de Feira de Santana, Madre de Deus, Jequié, Itabuna e Alagoinhas. As formações incluem cursos de eletricista industrial, soldador, mecânico, almoxarife, pedreiro, panificação, logística e inspetor de qualidade, entre outros.
Os alunos formados terão cadastro automático no Sine, sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que conecta trabalhadores a vagas em todo o país. Simultaneamente, serão integrados à plataforma de empregabilidade do Senai, responsável por coordenar a inserção no mercado de trabalho. O acompanhamento de seis meses pós-formatura permite monitorar a trajetória dos egressos e identificar novas possibilidades de requalificação.
Outros estados
Em São Paulo, Mauá receberá 400 vagas em oito cursos voltados às áreas industrial e administrativa, como Automação Hidráulica, Automação Pneumática Industrial, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Comandos Elétricos, Eletricista Instalador, Instrumentista, Operador de Logística.
O Rio de Janeiro contará com 200 vagas em Japeri, distribuídas em sete cursos: Assistente Administrativo, Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Massas, Bombeiro Hidráulico, Marmorista, Pedreiro Polivalente, Pintor Industrial e Isolador de Tubulações.
No Pará, Belém oferecerá 100 vagas em sete cursos: Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Massas, Auxiliar de Manutenção Predial, Eletricista Instalador, Funileiro Industrial, Mecânico de Automóvel, Operador de Escavadeira e Operador de Trator de Esteira.
Sobre o Transformar: Iniciado em 2023 em São Sebastião (SP), após as fortes chuvas que atingiram o município, o Programa Transformar vem se expandindo pelo Brasil. Desde então foram formadas, ao todo, 1.180 pessoas nas cidades de São Sebastião (SP), Rio Grande (RS) e Angra dos Reis (RJ). Foram ofertados cursos como caldeireiro, auxiliar administrativo e marinheiro auxiliar de convés. Além disso, mais 100 vagas serão ofertadas no primeiro semestre de 2026 a estudantes de graduação em engenharia em Salvador (BA).
Sobre a Transpetro: Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.