
A Polícia Militar (PM) está realizando a terceira edição do projeto Soldado Noel. A ação consiste em uma campanha de arrecadação de brinquedos que posteriormente serão doados para crianças de escolas públicas de Feira de Santana. Um dos momentos mais aguardados do projeto é a entrega dos presentes, feita por um policial caracterizado como o bom velhinho.
O projeto é uma iniciativa do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) e os brinquedos podem ser doados até esta sexta-feira (5) em qualquer unidade da Polícia Militar na cidade. Neste ano, a campanha irá contemplar crianças de quatro escolas e os presentes começam a ser entregues a partir da segunda (8).

“Nós pretendemos arrecadar aproximadamente 1.500 presentes. No primeiro ano, começamos de forma bem tímida, com 250. No ano seguinte, aumentamos para 800 e, neste ano, nós percebemos que poderíamos deixar mais crianças felizes. Então, nós estamos com o objetivo de contemplar mais de mil crianças, de 0 a 8 anos, com um presente de Natal”, disse ao portal Acorda Cidade, o Capitão Sampaio, chefe da seção de gerenciamento de projetos do CPRL.

Como posso participar ?
Para facilitar a logística, o capitão explicou que a corporação elegeu quatro tipos de presentes que preferencialmente podem ser doados: bola de futebol, boneca, carrinho de brinquedo e kits de maquiagem. Os presentes devem ser distribuídos em escolas das zonas rural e urbana até o dia 12 de dezembro.

“Nós temos percebido, nesses últimos três anos, um nível grande de satisfação por parte das famílias e eu queria acrescentar que nós policiais ganhamos tanto quanto ou até mais do que as crianças porque no momento em que nosso Soldado Noel, nosso policial, percebe o carinho, o brilho nos olhos da criança, ele e toda a equipe se sentem recompensados também, então eu diria que presenteamos eles e eles nos presenteiam também”, completou o PM em entrevista ao Acorda Cidade.

Trabalho de prevenção
Mas se engana quem pensa que o projeto Soldado Noel só tem como objetivo dar presentes. O capitão explicou que faz parte da ação um circuito de visitas feitas pelos policiais às escolas que poderão ser contempladas com os presentes de Natal. O objetivo é claro: aproximar a corporação do futuro da sociedade.
“A presença da guarnição e da viatura afasta elementos criminosos, promovendo mais segurança e o primeiro contato das crianças com a figura policial. Então isso causa uma boa impressão, aquela primeira impressão positiva de aproximação das crianças e também aproxima a PM da comunidade no sentido de aproximar do corpo docente das professoras, diretoras, vigilantes, merendeiras”, disse.

“A Polícia Militar atua combatendo o crime, só que as estratégias que utilizamos são diversificadas, uma delas é agindo de forma preventiva através da filosofia de polícia comunitária, que visa se aproximar da população, adquirir laços de confiança e assim evitar que o crime venha a se desenvolver. Então, as chamadas ações cívico-sociais das quais o Soldado Noel faz parte visam essa aproximação, visam mostrar a força coletiva da Polícia Militar com base no lema: juntos somos fortes”, concluiu o capitão.
Com informações do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.