Feira de Santana

Jaguara terá Programa Piloto do Pró-Senar Leite

O objetivo do programa é capacitar o produtor rural no sistema intensivo de produção de leite

23/04/2014 às 15h28, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, através do Programa Pró-Senar Leite irá capacitar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador e produtor rural nos distritos de Feira de Santana. Após reunião realizada na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos – Seagri, na manhã de terça-feira, 22, foi definido que Jaguara será o distrito piloto do Pró-Senar Leite.

 
Participaram da reunião Ozeny Morais, secretário da Seagri, os coordenadores do Programa Pró-Senar Leite, Humberto Miranda Oliveira, superintendente adjunto do Senar, Francisco Benjamin, gerente de Programas do Senar, e o gerente do Banco do Brasil, Carlos Primo. A próxima reunião acontece no dia 8 de maio na localidade de Sete Portas, distrito de Jaguara, às 9h, com os produtores rurais do local.
 
O objetivo do programa é capacitar o produtor rural no sistema intensivo de produção de leite com a finalidade de alcançar, em curto prazo a melhoria na produtividade e, conseqüentemente, melhores ganhos. Além de levar novas informações para o campo, potencializando a qualificação no meio rural.
 
Durante dois anos os produtores rurais inseridos no programa irão ter acompanhamento no que diz respeito a gestão da propriedade, a formação profissional, assistência técnica, extensão rural e também a questão social na organização da sua renda. As aulas serão ministradas no local nos 15 primeiros dias de cada mês.
 
Segundo Humberto Miranda Oliveira, superintendente adjunto do Senar, a reunião com a Secretaria de Agricultura foi uma determinação do presidente da Federação da Agricultura, João Martins. “Vamos criar dentro dessas propriedades rurais condições do produtor produzir, viver com dignidade, gerar renda e riqueza. Mostrando que a atividade rural é rentável e que pode realmente dar condições as famílias de viverem dentro dessa atividade rural nos municípios do semi-árido, que Feira de Santana faz parte”, explica.
 
O gerente de Programa do Senar, Francisco Benjamin, conta que o próximo passo é se reunir com os produtores rurais selecionados. “Eles serão orientados didaticamente sobre os passos do programa. A partir daí, marcaremos a primeira aula já com os técnicos de campo, para terem um entendimento com o produtor, fazendo uma identificação para ver os potenciais e os problemas de cada propriedade. Para que seja feito um planejamento”.
 
PARCEIROS
 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE juntamente com os bancos do Brasil e do Nordeste são parceiros no programa Pró-Senar Leite. De acordo com Humberto Miranda Oliveira, o Senar vem buscando parceria para montar grupos de produtores que serão assistidos no período de dois anos.
 
Ele informou ainda que os produtores rurais serão visitados todos os meses. “Faremos reuniões com esses produtores, dando treinamento de capacitação e ao mesmo tempo visitando essas propriedades com médicos veterinários, engenheiro agrônomo e com técnico agrícola para que o produtor, além de ter a formação teórica, possa ter na prática dentro da sua propriedade as modificações que precisam ser feitas para que a propriedade possa se tornar viável”.
 
Para o gerente do Banco do Brasil, Carlos Primo, o Pró-Senar Leite proporciona o desenvolvimento do produtor rural. “O crédito ou o dinheiro se não for dado com assistência e orientação, ao invés de fazer bem, faz mal. O Banco do Brasil está otimista em participar desse programa justamente por conta disso. Porque não ver apenas o crédito, ou a profissionalização de forma individualizada. Existe todo um conjunto pensando na formação do produtor. Por isso que a gente precisa desse trabalho de orientação, de capacitação, de assistência e autonomia do produtor. Para que ele mesmo possa buscar dentro da sua realidade as soluções com o apoio das instituições parceiras”, avalia.
 
O secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, destacou a importância da parceria. “Será fundamental para incrementar a economia rural no nosso município com destaque para a agricultura, pecuária, e as atividades extrativistas, pois a agropecuária desempenha um papel fundamental no cenário da economia municipal, que vem com grandes perdas nos últimos anos devido à longa estiagem e precisamos motivar seus agentes a trabalhar mais com ações de convivência com a seca”, pontua. As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade