PIX
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A última sexta-feira (28) bateu o recorde de transações via PIX no Brasil. Segundo o Banco Central (BC), apenas neste dia foram registradas 297,4 milhões de transações financeiras. De acordo com o BC, as operações movimentaram cerca de R$ 166,2 bilhões, valor que também é recorde.

O recorde anterior aconteceu ainda neste ano, no dia 5 de setembro, em que 290 milhões de transações foram realizadas.

No dia 28 dois acontecimentos podem ter motivado um número maior de transações. A última sexta, foi o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário, além disso, neste dia muitos brasileiros foram às compras em função da  Black Friday.

O PIX completou cinco anos de existência em novembro deste ano com cerca de 890  milhões de chaves cadastradas. O sistema de pagamentos instantâneos  já faz parte da rotina de mais de 170 milhões de brasileiros.

No mês de outubro entraram em vigor novas regras do Banco Central que melhoraram os mecanismos de segurança e ampliaram as possibilidades de devolução dos valores a vítimas de fraudes, golpes ou coerção.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.