Anvisa manda recolher sabão líquido Ypê por contaminação microbiológica; veja os lotes
Foto: Reprodução

Foi determinado pela Anvisa, nesta quinta-feira (27), o recolhimento de alguns lotes de produtos usados para lavagem de roupas, em razão de contaminação microbiológica. De acordo com análises conduzidas pela própria fabricante, a empresa Química Amparo Ltda. – CNPJ: 43.461.789/0001-90, foi detectada a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nesses lotes.

Os produtos que devem ser recolhidos são os seguintes:  

  • LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ EXPRESS (lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011).
  • LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ (lotes 254031 e 193021).
  • LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ POWER ACT (lotes 190021, 223021 e 228031).  

A medida também prevê a suspensão da comercialização, da distribuição e do uso dos lotes especificados.  

Orientações 

A Anvisa orienta que os consumidores que possuam os lotes dos produtos especificados na resolução entrem em contato com o SAC da empresa. As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para impedir a circulação dos lotes dos produtos citados.

Produto para cabelo 

Também devem ser recolhidos todos os lotes de um produto que havia sido regularizado pelo fabricante como cosmético, de forma irregular: o SMART HAIR MICRO – SMART GR, da empresa Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. – CNPJ: 39.237.158/0001-15. Isso porque ele possui características que induzem o usuário à aplicação e ao uso de forma invasiva, ou seja, além da camada superficial da pele e cabelos. Portanto, o produto não se enquadra como cosmético, estando irregular.  

Além do recolhimento, estão proibidas a sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso.  

Acesse as resoluções publicadas no Diário Oficial da União. Veja aqui a publicação na íntegra.

Em resposta ao portal g1, a Ypê encaminhou o seguinte pronunciamento:

A Química Amparo informa que a publicação da Anvisa está diretamente relacionada às análises realizadas pela própria empresa. Trata-se de uma medida preventiva e cautelar, aplicada a 14 lotes específicos de lava-roupas. A cia reforça que, segundo a autoridade sanitária e considerando as características normais de uso do produto (diluição em água e ausência de contato prolongado com a pele) o risco ao consumidor é considerado baixo.

A Química Amparo já havia identificado a necessidade do recolhimento e comunicado ao mercado, com informações divulgadas em todos os canais oficiais da marca.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram