Operação da Polícia Civil
Foto: Guarda Municipal

A 1ª Delegacia Territorial (1ª DT) de Feira de Santana, juntamente com a Guarda Municipal, Rondesp Leste e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) de Salvador, deflagrou nesta quinta-feira (27), a Operação Erva Daninha, com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas, que estão envolvidos em uma tentativa de homicídio, contra um homem no bairro Chácara São Cosme.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o titular da 1ª DT, João Rodrigo Uzzum, informou que a vítima, fazia parte de uma organização criminosa, que tinha ramificações em outros bairros da cidade.

delegado João Uzzum
Delegado João Uzzum | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa operação nasceu de uma investigação aqui da 1ª Delegacia, após uma tentativa de homicídio, onde um jovem foi baleado cerca de 10 vezes na Chácara São Cosme. Esse jovem era integrante de uma facção criminosa, facção criminosa essa que tem, a hegemonia do tráfico nos bairros Chácara São Cosme, Favela do Horto, Tanque da Nação e a Praça da Matriz. Essa facção determinou a morte desse jovem, ele foi baleado 10 vezes, não morreu, ficou em estado muito grave e passamos a investigar e descobrimos que dois indivíduos haviam participado desse crime e também o endereço de outros 11 integrantes dessa quadrilha que tiveram alguma participação seja direta ou indireta, no evento”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, a operação contou com cerca de 120 policiais e resultou na apreensão de armas e drogas.

Operação da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

“Planejamos a operação e na data de hoje, operação que foi batizada de Erva Daninha, contou com cerca de 120 policiais e contamos com o apoio de todas as delegacias de Feira de Santana, além do Core de Salvador que veio com duas equipes com canil, para poder efetuar o encontro de entorpecentes. Mais quatro equipes da Rondesp leste e duas equipes da Guarda Municipal de Ferira de Santana com operadores de drone. Então, deflagramos a operação logo ao amanhecer em todos esses bairros e resultou no encontro de armas e drogas, além da prisão de indivíduos. Foi uma operação muito importante para Feira de Santana, especificamente nessas áreas para desarticular esses elementos que estão aí cometendo delitos”, disse.

Ao Acorda Cidade, o delegado João Uzzum informou que o motivo da tentativa de homicídio, pode estar relacionada pelo fato de que a vítima, teria deixado a atividade criminosa.

“O que está em apuração é que esse jovem, após de fato integrar a facção e vender entorpecentes, teria tido intenção de abandonar essa atividade. A partir daí, a ordem do tráfico é que as pessoas quando ingressam dificilmente conseguem sair. A ordem foi tirar a vida desse jovem”, pontuou.

Ao total, quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia, inclusive o homem que está à frente da organização criminosa na áreas denominadas.

“Tivemos o cumprimento de um mandado de prisão, uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma, que é exatamente o local que foi nos indicado como depósito de arma, uma apreensão, ou seja, um menor foi apreendido com uma pistola, grande quantidade de munição, também uma boa quantidade de entorpecentes, está nesse momento na DAI sendo submetido a auto de apreensão de adolescente infrator e também uma condução para uma pequena quantidade de entorpecentes”.

Com relação à vítima, o delegado João Uzzum disse ao Acorda Cidade, que o jovem está com sequelas, diante da quantidade de disparos de arma de fogo.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.