
Com a aproximação do final do ano e consequentemente dos festejos natalinos, o comércio de Feira de Santana aquece. O momento é oportuno para a abertura de vagas de emprego e quem está buscando uma chance deve ficar atento e se preparar.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio), Marco Silva, informou que o comércio pede profissionais qualificados. Segundo ele, a demanda por vagas temporária neste ano caiu mais que a metade em comparação ao ano passado (2024). Isso porque o empresariado tem retido os profissionais que consideram aptos à contratação permanente.
“Existe um novo fenômeno que eu preciso explicar sobre contratações. Até dois anos, e principalmente depois da pandemia houve um grande crescimento nas contratações, tanto que a gente está com desemprego baixo hoje”
Marco Silva conta que em 2024, houve a busca por cerca de 2 mil e 500 contratações no mesmo período. Já em 2025 a estimativa de vagas abertas gira entre 1 mil e 1 mil e 500.
“Hoje o bom profissional está empregado e está ganhando melhor do que antes. Temos alguns segmentos que hoje têm dificuldade de mão de obra. Então, a gente falava em 2.500 contratações temporárias, esse ano estamos falando de 1.000 a 1.500. Não caiu. É porque muita gente que foi contratada lá atrás, no São João, no Dia das Mães, quando o empresário vê que ele é bom, já retém”
Às pessoas que estão buscando uma oportunidade, o representante reforça que apesar da queda na oferta de vagas, o número ainda é expressivo e o mercado ainda é conquistado por profissionais com boas qualificações.
“O trabalhador, leve seu currículo, dê uma passeada, pode mandar pelas redes sociais, pelo e-mail. Mas eu recomendo que dê uma passeada pelo centro da cidade, entre numa loja, procure o proprietário, o gerente, o supervisor, que isso aí já é o primeiro passo para a contratação”, afirmou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.