Alerta de Chuvas
Foto: Governo da Bahia

O Governo do Estado iniciou nesta sexta-feira (21) o envio de alertas sobre as fortes chuvas na Bahia por meio do WhatsApp. Parte das ações da administração estadual na proteção e assistência à população dos municípios afetados, o primeiro aviso foi enviado para cerca de 3 milhões de moradores de Salvador, Região Metropolitana e Taperoá. As regiões apresentaram maior risco potencial, até o momento, de acordo com mapeamento da Defesa Civil do Estado. Caso necessário, novos disparos de mensagens serão realizados.

A utilização do aplicativo de mensagens garante mais rapidez e efetividade na entrega de informações confiáveis e atualizadas sobre a situação na região, condições meteorológicas, cuidados e o número de telefone 193 dos Bombeiros para casos de emergência. A notificação via WhatsApp facilita também o compartilhamento entre os cidadãos.

A geolocalização e o alcance para informar milhões de baianas e baianos rapidamente são possíveis graças à integração com a base de dados do ba.gov.br. Além dos mais de 540 serviços digitais, os usuários cadastrados na plataforma única do Governo da Bahia podem receber informações de utilidade pública direto no celular.

Como receber alertas sobre chuvas na Bahia pelo WhatsApp

O serviço de alertas sobre fortes chuvas é gratuito. Para receber as notificações da sua região, basta se cadastrar no link https://www.ba.gov.br/usuario/novo ou no aplicativo disponível para celulares Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ba.sacdigital) e iOS (https://apps.apple.com/br/app/sac-digital/id1400971098). Quem já é cadastrado e não recebeu mensagens anteriores pode conferir se o número de celular informado está correto e atualizado.

Para evitar desinformação e golpes, os cidadãos devem ficar atentos ao remetente de mensagens sobre chuvas ou outros assuntos. O número oficial de informações e serviços do Governo do Estado é (71) 4020-5353. Ao lado da imagem de perfil, o contato deve ter o nome de exibição “ba.gov.br – Plataforma de serviços do Estado da Bahia”, seguido do selo de verificação azul indicando que a conta foi autenticada pela Meta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.