Por que os relacionamentos estão acabando? Neuropsicóloga analisa padrões, “chifres antenados” e o peso das expectativas
Jamile Almeida | Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

No 165º episódio do Podcast do Acorda Cidade, apresentado pela jornalista Jaqueline Ferreira, a neuropsicóloga Jamile Almeida transformou uma conversa sobre términos, desgastes e expectativas amorosas em uma verdadeira aula leve e cheia de provocações sobre como (e por que) as pessoas se relacionam.

Logo no início, ela quebra a ilusão de que relações desabam “do nada”. Sempre tem coisas acontecendo antes, só que as pessoas não se permitem enxergar. A partir daí, a conversa mergulha em temas como autoconhecimento, repetições familiares, imaginário colonial, patriarcado e a pressão silenciosa que molda a ideia de casamento perfeito.

Jamile lembra que muitos pares passam anos juntos, mas não necessariamente convivendo de forma plena. “Passo anos com alguém, não necessariamente estou me relacionando com ela. Não necessariamente estamos vivendo uma troca de experiência.” E é nesse descompasso, entre a vida real e a vida idealizada, que começam as rachaduras, os trincos, o famoso desgaste que muitos só percebem tarde demais.

Por que os relacionamentos estão acabando? Neuropsicóloga analisa padrões, “chifres antenados” e o peso das expectativas
Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

“Uma mulher de chifre calcificado é uma mulher de antena iluminada”

Aliás, foi nesse trecho que a própria Jamile trouxe uma das metáforas mais divertidas do episódio: o chifre causificado. É aquele momento em que a relação está toda trincada, cheia de sinais, de traições, mas ainda assim os parceiros insistem na pose da família perfeita. A pessoa vai ignorando tanto sinal que, quando vê, já era pra ter se antenado faz tempo.

“Essa mulher atualizou a experiência de traição, porque primeiro ela descobriu que ela estava traindo ela mesma. Depois, quando ela traz isso à tona numa relação em que as duas partes se atualizam, aqui ó [o chifre], essa mulher está aqui, captando o mundo de outro lugar, que é diferente da mulher que encaixota o chifre e passa a se submeter numa posição de agora servir, amar mais, começar a perseguir esse homem, controlar tudo, porque agora ela acha que ela vai dominar ele, e é fake.”

A neuropsicóloga citou até uma cena da série Bridgerton para mostrar como esse imaginário colonial ainda dita comportamentos: fotografias impecáveis (pode até ser o espelho das redes sociais) usadas para esconder relações que já ruíram por dentro há muito tempo.

Ela também analisa casos de celebridades que viralizaram nas redes, alguns antigos, outros recentes, como o fim do casamento do jogador Kaká e Carol Celine e os relatos de arrependimento de Aysha Curry sobre maternidade. Para Jamile, essas histórias ecoam porque revelam algo que muitas pessoas vivem sem admitir. Essas mulheres só colocaram em palavras o que muita gente sente.

O casal do momento, Virgínia Fonseca e Vini Jr., também foram lembrados quando o tema foi exposição na internet e como isso pode afetar relacionamentos. Para Jamile, tudo depende de intenção e alinhamento entre o casal. “Quando os dois sabem o que estão fazendo, quando é estratégia, aquilo deixa de ser um problema. Vida pessoal e vida profissional se misturam porque, no fim, tudo é comunicação.”

Vini Jr. e Virginia Fonseca
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

E claro, não dava para terminar sem tocar no assunto mais espinhoso: traição. Por que as pessoas traem mesmo quando estão “amando”?

“Essas mulheres começam a ter uma vida autoral, autônoma, e que não só depende dele para ser feliz. Então, eles seguem traindo muitas vezes como uma forma de defesa para se sentir mais seguro, porque ele não confia.”

Separação: Ivete Sangalo e Daniel Cady anunciam fim do casamento
Foto: Reprodução/Instagram

Após a gravação deste episódio, mais uma separação impactou o mundo dos famosos. O fim do casamento de Ivete Sangalo com Daniel Cady.

O episódio promete e entrega. Jamile explica que a monogamia tem sido uma imposição não conversada e que muitos casais seguem contratos imaginários sem nunca discuti-los de verdade. Aí vem a frustração, porque cada um está seguindo um contrato diferente, mas ninguém sentou pra conversar sobre isso. O resto, fica para quem for ouvir o podcast inteiro porque tem história, tem análise, tem gargalhada e tem verdade.

🎧 Acesse o episódio completo que já está disponível nas principais plataformas de áudio. Ouça agora abaixo:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.