
As fortes chuvas que atingem o Nordeste provocaram o rompimento de um trecho da BR-116, no km 290, em Tucano, no território do Sisal, causando a interdição total da rodovia na manhã desta sexta-feira (21). A erosão abriu uma grande cratera que partiu a pista ao meio e impediu completamente a passagem de veículos.
De acordo com o site Calila Notícias, parceiro do Acorda Cidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que equipes estão no local desde as primeiras horas do dia, fazendo o monitoramento da área e orientando os motoristas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também foi acionado para iniciar as ações emergenciais, mas ainda não há previsão de quando o tráfego será restabelecido.
Com a interrupção da via, considerada uma das principais rotas de ligação entre o Norte e o Sul do país, longas filas se formaram em ambos os sentidos. Motoristas de caminhões, ônibus interestaduais e veículos de carga estão sendo obrigados a retornar e buscar caminhos alternativos.
Segundo a PRF, a principal rota indicada é a BA-233, conhecida como estrada de Biritinga, que liga Serrinha a Nova Soure pela BA-084. Embora o trajeto seja mais longo, é considerado o mais seguro enquanto o trecho afetado permanece bloqueado.
As autoridades alertam ainda que, devido à continuidade das chuvas, há risco de novos deslizamentos ou pontos de erosão na região. A orientação é evitar se aproximar da área interditada e redobrar a atenção nas estradas alternativas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.