
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Feira de Santana realizará uma audiência pública no dia 24 de novembro, às 9h, para debater a criação de uma nova universidade federal na cidade, segundo o vereador Professor Ivamberg Lima, presidente da comissão.
O vereador chamou atenção para demanda na manhã desta quarta-feira (19), na Tribuna Livre da Câmara. O assunto também foi um dos temas apresentados durante a Missão Brasília, em setembro.
Ao Acorda Cidade, Ivamberg destacou que o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cetens-UFRB), que funciona no bairro SIM, só possui cursos em poucas áreas, e o objetivo é ampliar a oferta de cursos de graduação na cidade que está sobrecarregado com as demandas de egressos do ensino médio.

“A ideia surgiu do querer da sociedade como um todo. Nós temos aqui em Feira de Santana o Cetens, mas ali funciona curso de uma única área tecnológica e na área do campo também. Então começou-se uma discussão, por que não trazer a Universidade Federal aqui para Feira de Santana? Eu acho que esse é um querer de toda a sociedade, é um querer dos professores. Então a gente sabe que pelo número de alunos que terminam o ensino médio aqui em Feira, o número de vagas, principalmente em universidades públicas, é muito pequeno”, destacou ao Acorda Cidade.
Segundo o vereador, o deputado Robinson Almeida também participa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alba), debatendo a implementação da nova instituição de ensino superior na Princesa do Sertão.
“Estamos unindo forças para que a gente possa discutir esse importante tema e dizer ao ministro de educação aqui do Brasil, inclusive fizemos uma reunião lá na Missão Brasília, o presidente Lula já está sabendo dessa vontade que é necessário, que a maior cidade depois de Salvador, maior que oito capitais do nosso país, tenha uma universidade federal. Então, a ideia de discutir isso é chamar a toda a sociedade de Feira de Santana que venha conosco nessa mesma vontade.”
O vereador ainda disse que o projeto já está sendo gestado, agora, resta mais consolidação por parte do governo federal, através do Ministério da Educação.
“É um processo, digamos assim, trabalhoso, tem que ser, grandioso e a gente está lutando para que isso aconteça em nossa cidade. Só das escolas públicas aqui, em média, por ano saem cerca de 2 mil e pouco alunos do ensino médio. Então, a gente tem escolas grandes aqui, como o Assis, Luiz Eduardo, que tem 10, 12 turmas de 40 alunos. Só uma escola aí, 400 alunos saem do ensino médio por ano. Então, Feira de Santana tem demanda. Feira de Santana, nós, feirenses, temos aí a vontade e o querer e merecemos essa universidade aqui”, acrescentou Ivamberg Lima ao Acorda Cidade.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Missão Brasília 2025 entrega carta ao presidente Lula com demandas prioritárias de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.