
Mais um jovem vítima do tráfico de drogas em Feira de Santana foi morto por causa da guerra entre facções criminosas. Ao Acorda Cidade, o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios(DH/Feira), falou sobre o assassinato de Ezequiel Brandão Menezes, de apenas 15 anos, no bairro Pampalona.
Na tarde de quinta (13), o crime foi elucidado em menos de 24 horas pela polícia; um dos suspeitos já foi preso e confessou a participação no assassinato.
“Foi um crime que rapidamente elucidado, ainda mais quando se trata de um menor de 15 anos que foi vítima desse homicídio, mais um foi vítima do tráfico de drogas aqui em Feira de Santana.”
O homicídio aconteceu na última quarta-feira, 12 de novembro, quando Ezequiel estava cuidando de cavalos em uma baia com um colega. De acordo com as investigações, dois homens armados abordaram a vítima, tomaram seu celular e descobriram que ele estava em contato com membros de uma facção criminosa rival.
“Esse crime foi praticado por três indivíduos contra a vítima Ezequiel. Segundo informações, Ezequiel estava cuidando de uns cavalos, numa baia, juntamente com um indivíduo e de repente chegaram outros dois indivíduos armados, os quais pegaram o telefone de Ezequiel.”
Segundo Coutinho, ao descobrirem as mensagens no celular de Ezequiel, os criminosos decidiram matá-lo. A execução foi realizada com disparos de arma de fogo após Ezequiel ser levado até o local do crime.

“Observaram que Ezequiel estava tendo conversas ou tinha algum tipo de relação com uma facção rival ao local ali da Pampalona, com isso esses indivíduos acabaram levando o celular do Ezequiel e retornaram por volta de meia hora e ao retornarem esses dois indivíduos ficaram embaixo de um pé de cajá e determinaram que [o colega que estava com João] o conduzisse Ezequiel até o local onde eles dois estavam. Com isso o suposto colega conduziu Ezequiel, o qual foi morto com vários disparos de arma de fogo ceifado sua vida”, explicou o delegado ao Acorda Cidade.
A agilidade da equipe da DH resultou na prisão do suposto colega que estava com a vítima e que teria levado ele até os criminosos para ser executado. Ele é o jovem de 18 anos, que confessou a participação no assassinato e forneceu as identidades dos outros dois envolvidos.
A delegacia segue com investigadores nas ruas para localizar os dois suspeitos foragidos. Um deles é menor de idade. O delegado também afirmou que a DH representará pela apreensão do menor e pela prisão preventiva do outro envolvido.
Coutinho também falou sobre a crescente violência ligada ao tráfico e a disputa entre facções na cidade, que tem afetado a vida das pessoas.
“Vimos, inclusive, que recentemente diversos casos em que as vítimas foram mortas pelo fato de morar, residir ou pertencer a outro bairro de uma facção rival. Existe aqui em Feira de Santana essa briga, essa rivalidade de duas facções. Infelizmente é uma triste realidade, mas as polícias civil, militar está muito atenta a isso. Vão ser desenvolvidas algumas ações, operações, para tentar identificar esses indivíduos, representar pela prisão preventiva, com buscas e apreensões, para tentar frear essa onda de violência que ocorre recentemente aqui em nosso município.”
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Adolescente de 15 anos é morto a tiros em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.