Mãe luta para garantir cuidados de filha com deficiência após corte de benefício do INSS
Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

Eliene Pereira de Souza, moradora da zona rural de Santa Bárbara, enfrenta uma situação delicada para cuidar da filha Emília Pereira de Souza, de 28 anos, que necessita de cuidados especiais. O benefício do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], que era a principal fonte de sustento da família, foi cortado e está atualmente em revisão. Enquanto aguarda por uma resposta, Eliene relata dificuldades para arcar com despesas essenciais como medicação, alimentação especial e outras necessidades básicas.

Mãe luta para garantir cuidados de filha com deficiência após corte de benefício do INSS
Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

De acordo com Eliene, ela já entregou todos os documentos solicitados pelo INSS, mas até o momento não recebeu uma definição sobre a retomada do benefício. “Estou sem dinheiro para comprar os remédios e alimentos que minha filha precisa todo mês”, disse ao Acorda Cidade. Segundo ela, as despesas mensais ultrapassam a média de R$ 2 mil, considerando os medicamentos e a alimentação especial de Emília.

Eliene conta que a filha passou a ter necessidades especiais após uma queda grave, quando a menina tinha apenas 9 meses de idade. Ela perdeu muito sangue, ficou com sequelas que a impossibilitaram de se mover e falar, e passou a necessitar de cuidados especiais em tempo integral. Desde então, a mãe se dedicou completamente à filha, e deixou de trabalhar.

Como ajudar

“É uma luta diária, muito difícil. Sempre fiz de tudo para suprir as necessidades dela, mas agora, sem o benefício, está muito difícil”, afirma Eliene. Sem condições financeiras suficientes, ela solicita ajuda de qualquer pessoa que possa contribuir. As doações podem ser feitas diretamente via PIX, utilizando a chave 039 148 885 48, registrada no nome de Emília Pereira de Souza.

Mãe luta para garantir cuidados de filha com deficiência após corte de benefício do INSS2
Prontuário com alguns medicamentos que Emília precisa tomar

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.