
Na manhã desta quinta-feira (13), a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para apresentar os projetos previstos para 2026 na unidade.
Com orçamento anual de R$ 150 milhões, a Fundação Hospitalar/Hospital da Mulher é responsável pelos Centros Municipais de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Centro Municipal de Prevenção do Câncer (CMPC), Casa de Parto, Laboratório, Ambulatório Pediátrico, Banco de Leite e Ambulatório de Saúde da Mulher.
De acordo com a gestora, é importante que a Casa da Cidadania tenha conhecimento sobre as ações e a importância da Fundação para a cidade e toda a região, para ter o apoio dos parlamentares nas emendas.
“A gente aqui leu todos os projetos que a Fundação coloca em planejamento para 2026, a importância de ampliar alguns serviços, a importância de a gente modernizar cada vez mais essa assistência.”
Gilberte conta que a rede saiu de 18 mil atendimentos a gestantes em 2013, para mais de 50 mil em 2025, um crescimento considerado expressivo, e que resulta na necessidade de cada vez mais ampliar os serviços oferecidos.
“A gente tem aí programas novos, como é o programa de gigantomastia, programa de pré-natal de alto risco, o ecofetal que a gente já tem, a gente precisa ampliar, ultrassom morfológica, ultrassom com doppler. Tudo isso são implementações necessárias que a gente precisa do apoio dos vereadores.”
Os cálculos com base nos projetos para implementação no próximo ano (2026) chegam à R$ 6 milhões e meio. A presidente relata que um investimento de um pouco mais de 50%, já seria de grande ajuda para tocar os projetos necessários.
“Programas como Outubro Rosa foram, por exemplo, mais de 50 mil mulheres na campanha durante o mês. Então, a importância dos vereadores colocar as emendas também no Hospital da Mulher, na Fundação Hospitalar como um todo, e que com certeza a Fundação vai estar prestando conta e isso vai estar sendo direto para a população de Feira de Santana”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.