Palestra da CDL e Sebrae com Erik Penna lota teatro em Feira de Santana
Ilustrativa | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (11), A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana vai realizar o Pós-NRF Ásia-Europa | Bahia Globalizada, um evento exclusivo para associados da CDL, que vai conectar o varejo local às principais tendências globais apresentadas nas maiores feiras internacionais de tecnologia, consumo e inovação. O evento será no auditório da CDL a partir das 18h30. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas; as vagas são limitadas.

Entre os destaques estão o que foi garimpado na NRF (Retail’s Big Show) e a EuroShop, que devem conectar o empresariado feirense com o que há de mais moderno no cenário do varejo global. Quem vai apresentar as novidades são Marcela Cabral, fundadora da Quimera Arquitetura e especialista em análise de varejo e tendências de consumo. Ela tem atuação internacional e já participou de importantes eventos do setor em Nova York, Singapura, Paris e Alemanha; além de Marília Prado, Superintendente da Cielo, especialista em varejo, mercado financeiro e meios de pagamento.

O presidente da CDL, Juscelino Brito, esteve na manhã desta segunda (10) no Programa Acorda Cidade, acompanhado da gestora comercial Alana Carvalho, para falar sobre o Pós-NRF Ásia-Europa.

CDL realiza palestra para conectar o varejo local às principais tendências globais; inscrições abertas
Juscelino Brito | Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

“O propósito é trazer informações pra que o empresário entre em ação, em uma mudança constante em que o consumidor tem uma percepção de mudança mesmo, de consumo, de comportamento, nós precisamos estar atualizado a tudo que vem acontecendo. A CDL, com todo cuidado, vai trazer aí duas profissionais pra esse grande evento que com certeza nos ajuda a seguir um trilho do que está acontecendo, dessa transformação do consumidor da loja física com a loja digital.”

Para a gestora comercial, o evento deve apresentar ao empresariado feirense maneiras de por em prática dentro do contexto da região às atualizações das NRFs tanto da feira principal, que acontece em Nova York, quanto das regionais espalhadas pelo mundo.

“Feira de Santana tem as suas particularidades e ele [lojista] precisa estar muito atento para responder ao consumidor, então agora nós temos aí realmente essa questão de entender esse consumo, essa mudança tão rápida, então essas feiras são referências, mas adequamos aos mercados regionais.”

Alana falou sobre a estratégia conhecida como Omnichannel, que integra todos os canais de comunicação e venda de uma empresa (lojas físicas, site, redes sociais) para aprimorar a experiência de compra do cliente. O objetivo é integrar os canais entre si, compartilhando o histórico do cliente, permitindo que ele transite por eles sem ter que repetir informações.

Aumento da satisfação e fidelização do cliente, eficiência do atendimento, impulso de vendas são alguns dos benefícios associados à estratégia.

CDL realiza palestra para conectar o varejo local às principais tendências globais; inscrições abertas
Alana Carvalho | Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

“O consumidor não é somente exigente, mas ele também quer uma personalização nesse contato, e esse contato, apesar de ser tecnológico, ao mesmo tempo precisa ser humano, então são questões que causam uma disruptura mental. Eu falo no sentido de complexidade, mas também no sentido deles, de propor um novo viés aí no olhar. Como é que eu faço para trazer isso para o meu segmento, ajustar o meu consumidor? Tem que ter uma gestão de fato, um olhar muito atento a essas mudanças para causar o que a gente está falando muito agora de transformação efetiva para as nossas empresas decolarem”, disse a gestora ao Acorda Cidade.

Juscelino também lembrou que o comércio está passando pelo maior período de vendas, novembro e dezembro, portanto é preciso está preparado, estruturado para absorver as oportunidades favoráveis.

“O nosso empresário precisa agora muito nessa reta final de praticidade, de uma resposta mais rápida, então, são duas palestrantes que têm uma referência muito grande, para que as empresas de Feira, elas avancem onde precisam avançar. O lojista nosso já é bom em vendas, ele já sabe o que ele consegue entregar, mas agora é, o que tem de diferente que eu preciso fazer realmente de muito diferente para que aconteça, onde é que eu preciso mexer de fato, e isso é muito complexo. É importante para essa reta de final de ano, para não perder tempo, para não perder dinheiro, e o principal para não perder cliente”, reforçou a gestora comercial.

Natal de Prêmios

Uma das estratégias tradicionais do comércio em atrair os clientes é a Campanha Natal de Prêmios, que deve ser aberta oficialmente durante o evento nesta terça (11). Ao Acorda Cidade, Brito adiantou que, nesta edição, o “Varejo Encantado” vai sortear cinco motos elétricas e dois carros.

Sorteio da Campanha Natal de Prêmios 2022_ Foto Paulo José_Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade (Arquivo)

Além da própria campanha, o presidente da CDL ainda destacou o caráter educativo que ela traz aos lojistas.

“A Alana não se preocupa só em lançar uma campanha, mas fazer todo um trabalho, terá curso, terá um trabalho com o lojista, o trabalho com os atendentes, para que a gente consiga, de fato, encantar e preparar as equipes”, disse Juscelino.

“A campanha tem essa função, tem esse estímulo. ‘Olha, você vai concorrer a um carro, uma moto, então, compre mais um pouquinho aqui’. Então a gente precisa estar muito bem preparado para fazer esse bom atendimento”, acrescentou.

Para se inscrever, clique aqui. Para mais informações entre em contato pelo 75 981898320.

O Pós-NRF Ásia-Europa | Bahia Globalizada é promovido pela CDL, em parceria com várias entidades como Sebrae, Acefs, Centro das Indústrias, Pensar Feira e SDE.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.