
Até este domingo (9), Feira de Santana sedia o 13º Encontro de Veículos Antigos Princesa do Sertão, promovido pelo Clube da Ferrugem. O evento anual, acontece no Centro de Convenções desde a última sexta (7) reunindo veículos clássicos, colecionadores, apreciadores e curiosos.
Neste sábado (8), a reportagem do Acorda Cidade esteve no local, onde o movimento já era intenso. De acordo com o vice-presidente do Clube da Ferrugem, Abel Soares, a expectativa é que o evento receba 200 veículos antigos.
“Hoje aqui já tem mais de 100 veículos que chegaram entre ontem à noite. Ontem teve um show do Laged’or já com muito público, foi estimado já umas 6 mil pessoas ontem (7) aqui e a expectativa é as melhores possíveis”
A entrada dos visitantes é gratuita, para os colecionadores que desejam expor seus veículos, é necessário pagar uma taxa. As iguarias não faltaram. Veículos com 20 ou 30 anos já são considerados aptos a participar da exposição.

Além da exposição para a apreciação do público, os veículos participam de uma competição dividida em categorias. São 14 premiações que começam a acontecer à noite.
“Essas premiações são um momento importante do evento, porque ela realmente traz aquele ar da satisfação de tá colecionando os veículos antigos. E tem uma parte bem bacana de apresentação desses veículos no nosso telão de LED que tá no palco, acontece a partir das 18 horas”
Entre as relíquia que se destacaram neste ano, chamou atenção um Chevrolet de 1939. O veículo passou por restaurações ao longo do tempo que mantiveram a sua essência e elegância.
O proprietário do carro olha com orgulho. Ele o adquiriu há 3 anos, e o veículo ficou dois anos na restauração em uma oficina especializada em São Paulo. O tempo levado para restaurar revela a delicadeza do processo.

“Eu comprei na pandemia e chegou da restauração tem dois meses. É todo um trabalho meticuloso, desmanchar o carro todo, fazer toda a suspensão dele nova, a suspensão é moderna na frente, esportiva, atrás motor é da Blazer”, relatou, o contador.
Visitante do Encontro, Willian Gonçalves é um apreciador de carros antigos. Ele fez questão de ir ao Centro de Convenções conferir os modelos e vivenciar a experiência entre colecionadores.

“Vendo aqui muito Fusca, onde eu comecei, com o meu primeiro carro. A maioria começa de um Fusca e eu sou apaixonado. Nesse momento eu estou fazendo uma chamada para a família, também apreciadora desse segmento. Está aqui sobrinha, esposa, a sogra também, está todo mundo contemplando aqui essa maravilha”

O diretor social do Clube da Ferrugem, Paulo Sérgio Carneiro, celebrou a possibilidade de realizar o evento pela primeira vez no Centro de Convenções, um espaço favorável para o encontro.

“Esse aqui é um espaço novo, um espaço que o governo do estado fez. E a gente praticamente está inaugurando com um evento de carro antigo. É o primeiro ano nosso aqui e a gente pretende ter os outros aqui também”
Como um bom item de colecionador, os carros antigos trazem histórias. Um dos veículos expostos, foi prometido pelo proprietário ao seu primeiro neto, e assim aconteceu. O neto primogênito herdou o Fusca 1986, zero quilômetro.
Carros do exército americano, hummer (veículo de guerra), e até mesmo um Porsche antigo confiscado pelo narcotráfico estão exibindo sofisticação e história no Encontro de Veículos Antigos. Veículos da coleção do Deputado estadual Zé Neto também marcaram presença.

O Clube organizador do evento, consegue inclusive auxiliar no emplacamento dos carros mesmo sendo antigos, e mesmo vindos de fora do país.
“Estamos associados à Federação Internacional de Veículos, FIVA, e ela permite o Clube fazer a transferência de placa para cá”, completa Paulo Sérgio.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Confira as fotos:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.





