
Na manhã deste sábado (8) o Hospital de Olhos Clihon realizou o 11º Mutirão do Diabético em Feira de Santana. A ação que foi realizada na Rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade, teve como objetivo alertar a população sobre o risco da diabetes, que é a principal causa de cegueira em pessoas de 20 a 40 anos.
A reportagem do Acorda Cidade esteve no local onde pode conferir o grande movimento registrado. O coordenador geral do evento, Hermelino Oliveira explicou que o mutirão foi pensado para proporcionar acesso a avaliação clínica gratuita e acesso à informação.

“Uma a cada onze pessoas na nossa população é acometida dessa doença. E ela cega, tem 25 vezes mais chances de causar cegueira. E o objetivo do nosso mutirão é avaliar esses pacientes, têm muitos que tem a doença, que não sabem que já tem o seu olho comprometido, porque a doença é traiçoeira”
O especialista alerta também que a ação é uma forma de incentivar a manutenção dos exames periódicos para quem já convive com a diabetes conseguir monitorar qualquer sinal de risco.

Na ação, os pacientes puderam realizar diversos procedimentos como exames de fundo de olho, tratamento com raio laser, medida da glicemia capilar e pressão sistêmica, entre outros. No local, além dos atendimentos oftalmológicos, uma equipe multidisciplinar foi montada para ofertar serviços relacionados.
“Fisioterapeutas, nutricionistas, apoio jurídico através de equipe de advogados, exatamente com a intenção de ofertar para esses pacientes conhecimento e acesso a determinadas ações que precisam ser realizadas nesse tipo de paciente”, contou o oftalmologista.

Maria Isabel Nascimento, de 74 anos, ficou sabendo da oportunidade através do portal Acorda Cidade. Ela já convive com a diabetes e com a hipertensão, então o cuidado é dobrado.

“Na visão, eu já fiz duas cirurgias. Agora tem hora que de perto eu não enxergo mais pelo olho direito. Enxergo muito pouco. Eu perdi o mutirão ano passado porque eu estava operada”, relatou.
Cerca de 200 profissionais atuaram no mutirão. Parte da equipe multidisciplinar foi representada por estudantes do curso de enfermagem da Unex. Hayana Leal Barbosa, coordenadora do curso contou à reportagem do Acorda Cidade que a parceria é antiga. Há 11 anos os cursos da instituição vem participando do mutirão, desde a primeira edição.

Com o diagnóstico realizado, os pacientes já saem da ação orientados sobre o tipo de tratamento indicado e exames necessários.
“Todas as orientações a gente dá, os encaminhamentos necessários, inclusive com direito com todas as orientações que se fizerem necessárias em relação ao direito das pessoas que têm diabetes”, afirma a profissional.

A junção de serviços relacionados à diabetes movimentam diversas especialidades, oportunizando inclusive que os estudantes e profissionais de diversas áreas pudessem colaborar com a prática da profissão e o exercício da cidadania.
“A gente tem orientação às pessoas jurídicas, aferição de pressão, medida da pressão arterial, da glicemia capilar, orientação da saúde bucal, orientação do pé diabetico com o pessoal da fisioterapia, e além do mais, o apoio psicológico através do curso de psicologia”, completou.
A reitora da Unex, Marcly Amorim, marcou presença representando a diversidade de cursos atuantes na iniciativa.

“Além do direito, nós temos aqui enfermagem, biomedicina, farmácia, psicologia, odontologia, fisioterapia, todos em busca de contribuir com essa grande ação de responsabilidade social idealizada pela Clihon e que ao longo das edições foram agregando diversos parceiros. Eu acho que nós precisamos, é uma obrigação nossa, enquanto instituição educacional, fazer parte de um movimento como esse”, declarou.
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.