
O nadador Claudio Aleixo, de 60 anos, brilhou no 74⁰ Campeonato Brasileiro Master de Natação, realizado no último fim de semana em Fortaleza (CE), trazendo para casa seis medalhas, entre elas dois títulos de campeão brasileiro (nos 200m e 400m Medley) e o vice-campeonato nas provas de 200m Peito, 100m Costas e Revezamento 4×100 Medley Misto, além do 3⁰ lugar na categoria 60+.
Com um desempenho impressionante, Claudio bateu todos os recordes baianos nas provas em que competiu, demonstrando dedicação e firmeza nos seus propósitos. “É de uma alegria imensa para nós atletas ser campeão em um campeonato desses com grandes atletas, e você participar e ver que foi campeão, não tem alegria melhor. Eu sou nadador de medley, nado os quatro estilos bem”, contou o atleta.

Da Princesinha do Sertão para o Brasil afora, Claudio é feirense raiz, nascido e criado no bairro Brasília. Atualmente ele mora no Caseb. O atleta começou na natação ainda aos 12 anos, inspirado pelo irmão, que também era nadador. “Meu irmão era nadador do Feira Tênis Clube. Eu sempre o acompanhava para vê-lo treinando. Depois ele falou para mim que o técnico João Batista tava querendo que eu fosse treinar com ele, já dando aula no Sesi. Aceitei o convite, tinha 12 anos e comecei a treinar e me destacar como um bom nadador”, relembra.

O atleta conta que, após um período afastado por motivos de trabalho e família, voltou às competições aos 27 anos. Hoje faz do esporte sua dedicação diária.
“Recebi um convite do técnico do FTC, Tadeu Arapiraca, para fazer parte da equipe e disputar o Campeonato Sul-Americano de Natação em Belo Horizonte, onde fomos campeões”, recordou. Depois de outro intervalo, Claudio retornou aos treinos há cerca de três anos, agora também nas maratonas aquáticas, onde é líder do ranking em sua categoria.
A rotina de sucesso do atleta e professor é intensa: “Acordo 5h da manhã para dar aula de natação e, à noite, na faixa das 17h, faço meus treinos até umas 20h, todos os dias.”

Entre os maiores desafios da carreira, Claudio se prepara para dois novos compromissos ainda este mês: no dia 21 de novembro, a última etapa do Campeonato de Águas Abertas, no Inema, e, no dia 29, a Travessia Mar Grande–Salvador, prova que ele encara como uma realização pessoal. “Meu maior desafio hoje é participar da Travessia Mar Grande–Salvador, que novo nunca tive coragem. Hoje, com 60 anos, criei coragem e vou participar. Era minha vontade”, revelou ao Acorda Cidade.

Entre muitas conquistas, Claudio não deixou de agradecer ao treinador Rafael Spínola e a todos que investem e acreditam no poder do esporte.
“Agradeço ao meu treinador pelos treinamentos que me fizeram alcançar esses bons resultados; à Gefpel, que me patrocina, não só a mim como vários atletas baianos e ao Bolsa FazAtleta, de grande importância para nós atletas, dando condições de participar de campeonatos; e ao Governo do Estado.”

O nadador também destacou a conquista recente do Campeonato Sul-Americano, no qual a equipe foi campeã no revezamento 4×50 Medley.

Com humildade e muita persistência, Claudio Aleixo segue firme nas águas e no propósito de inspirar novas gerações. “Meu futuro é continuar treinando, dando minhas aulas e lutar para que a natação em Feira volte a ser um celeiro de grandes campeões.”

Nas redes sociais, Claudio Aleixo compartilha sua rotina de treinos, conquistas e bastidores das competições. Quem quiser acompanhar mais sobre o atleta pode seguir o perfil @claudioo.aleixo
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.