
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicou na edição desta quarta-feira (5), do Diário Oficial do Estado, a portaria do Programa de Integração e Inteligência em Segurança Pública (Piisp). A iniciativa aprimora o enfrentamento à criminalidade violenta e às organizações criminosas, por meio da estratégia do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI).
O Programa ainda define a integração entre órgãos componentes do Sistema Estadual
de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sesp) e instituições correlatas, visando o enfrentamento à criminalidade violenta e o fortalecimento da atividade de inteligência.
Dentre os objetivos do Programa estão prevenir a violência, com foco em áreas críticas e vulneráveis, com a utilização e integração; a análise de dados e georreferenciamento para identificar e atuar preventivamente em áreas de alto risco; otimizar as ações de policiamento, promovendo a orientação do policiamento ostensivo e do trabalho de investigação criminal por meio da inteligência, maximizando a eficiência e os resultados e integrar esforços das equipes de inteligência às ações das forças de segurança pública visando à realização de operações conjuntas, prisão de alvos prioritários e a desarticulação dos eixos de atuação das organizações criminosas.
O Programa de Integração e Inteligência em Segurança Pública conta com representantes das Polícias Militar, Civil, Técnica, do Corpo de Bombeiros e das Superintendências de Inteligência, de Gestão Integrada da Ação Policial, de Telecomunicações, de Gestão Tecnológica e Organizacional e de Prevenção à Violência e Valorização Profissional. A Corregedoria-Geral e a Ouvidoria da SSP também compõem o Programa.
“A oficialização do Piisp tem como principal objetivo ampliar o combate inteligente contra o crime organizado. Além das ações de repressão qualificada, seguiremos asfixiando a estrutura financeira de grupos envolvidos com mortes violentas, tráficos de armas e de drogas, roubos, extorsão, além de lavagem de dinheiro”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Piisp é articulado e integrado aos eixos e ações do Programa Bahia pela Paz, bem como às políticas estaduais para atuação qualificada dos agentes do Estado e preservação da vida.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.