
Com o tema “Antirracismo em Ação: Educação, Territórios, Justiça e Reparação”, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizará as atividades do 7º Novembro Negro, entre os dias 10 e 19 de novembro, no campus da instituição.
O evento tem a finalidade de reconhecer os territórios de resistência e sabedoria das populações negras, fortalecer o papel transformador da educação e reafirmar o compromisso com a justiça racial e a reparação histórica.
“Enfrentar o racismo vai além de um compromisso burocrático — é uma prática cotidiana ética e concreta na nossa universidade. A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, a Propaae, se posiciona como lugar de convergência de forças mobilizadoras, impulsionando políticas afirmativas que fortalecem a inclusão, a equidade e a construção de uma comunidade acadêmica plural”, destaca Joelma Oliveira, pró-reitora da Propaae da Uefs, setor responsável pela organização do evento.
A programação incluirá debates, oficinas, exposições, intervenções artísticas e ações afirmativas, reafirmando o engajamento da universidade na luta antirracista e na valorização das identidades e saberes afro-brasileiros.
Entre os destaques, está a palestra “A África, o Sul Global e os Saberes Tradicionais para um Desenvolvimento Sustentável”, que será ministrada por Cécile Dolissane Ebosse, docente da Universidade de Yaundé I, dos Camarões, no dia 10 de novembro, às 10h, no Auditório 2 do Módulo I.
Outro momento importante será a conferência “Mulheres Negras e o Futuro da Luta Antirracista: Resistir, Reexistir e Transformar”, conduzida por Urânia Santa Bárbara, mestra em Estudos Linguísticos pela Uefs, no dia 14 de novembro, às 14h, no Auditório 2 do Módulo IV.
LiterAfro — No dia 28 deste mês será realizado o LiterAfro, festival literário dedicado a celebrar e valorizar a riqueza cultural, histórica e espiritual das comunidades negras. O espaço será um momento de encontro, diálogo e troca de saberes, aproximando o público de obras e expressões artísticas com protagonismo negro e ancestral, destacando escritores, artistas e contadores de histórias que preservam e reinventam as tradições culturais afro-diaspóricas. A atividade ocorrerá no Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Uefs, a partir das 8h.
Confira programação completa do 7º Novembro Negro da Uefs.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.