HPV: vacinação para adolescentes de 15 a 19 anos é prorrogada até dezembro de 2025
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O início do penúltimo mês do ano marcou o fim da Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização, que ocorreu de 6 a 31 de outubro, foi uma oportunidade para diversas secretarias municipais de Saúde espalhadas pelo país intensificarem as ações para ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção de crianças, adolescentes e adultos.

Ao Acorda Cidade, Verena Liberal, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana, contou que as ações no município não foram diferentes. Para a profissional, o período é muito mais do que uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação.

Verena Liberal, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

 “A vacina é uma forma de proteção coletiva, porque se a gente tem mais pessoas vacinadas na nossa sociedade, consequentemente, a gente tem a diminuição da circulação dos vírus. Consequentemente, menos pessoas ficam adoecidas, por isso que a gente investe, estimula ações incansáveis para além da campanha de multivacinação, para que a nossa população se sensibilize e procure se vacinar”, disse Verena.

Resultados

A coordenadora explicou que as vacinas da Hepatite B, febre amarela, DT, tetraviral e rotavírus foram as mais procuradas no período, apesar de um dos focos da campanha ter sido despertar na população jovem a importância de duas vacinas: a do HPV, que deve ser aplicada na população de 10 a 19 anos, e a da dengue, que deve ser aplicada dos 10 aos 14 anos.

“A gente queria chamar atenção desse grupo, e a gente teve um público importante. Nós ficamos muito felizes com o resultado. Nós tivemos 29.793 doses aplicadas durante esse período da campanha. O que demonstrou realmente é que a gente conseguiu, com eficácia, sensibilizar a população e aumentar a nossa cobertura vacinal”, disse.

A coordenadora continuou: “Mas isso não é o suficiente. A gente precisa continuar seguindo de portas abertas e, para tanto, a gente tem 103 salas de vacina no nosso município, que funcionam de segunda a sexta, contando que a gente tem algumas unidades que funcionam até às 20 horas, justamente para oportunizar o nosso público a fazer a atualização do seu cartão de vacina”.

Olha a dengue

Verena aproveitou a oportunidade para reforçar que, apesar de a campanha nacional ter sido concluída em níveis satisfatórios, é importante a população ficar vigilante durante todo o ano. A próxima mobilização realizada pela Secretaria de Saúde em Feira será com o objetivo exclusivo de combate à dengue.

Aedes Aegypt
Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

 “Nós estamos com os resultados dentro do esperado. Inclusive, quando a gente faz uma série histórica dos últimos anos, nós atingimos a vacinação acima do que os outros anos têm nos mostrado. A gente nunca para de incentivar e estimular essa população e também colocar essa oferta à disposição. Nós participamos de ações, de eventos todos os dias, para fazer essa vacina chegar mais próximo dessa população”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.