anjos
Foto: EyeEm/Freepik

Neste domingo, dia 2 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, data em que fiéis lembram e rezam por todos os irmãos que já faleceram. O pároco da Catedral Metropolitana de Feira de Santana, padre Paulo Tarso, conversou com o Acorda Cidade e explicou o significado espiritual da data. O sacerdote destacou a importância do momento como expressão de fé e esperança na ressurreição.

Padre Paulo de Tarso
Padre Tarso | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A origem dessa comemoração remonta ao final do século X. O significado principal desse dia é celebrar a esperança na ressurreição e a comunhão entre os vivos e os mortos. Para os católicos, esse é o momento de oração por aqueles que ainda estão em purificação. A gente fala de purgatório, pedindo a Deus que os acolha na vida eterna”, disse.

Dia histórico

O padre afirmou que o momento é muito importante, pois representa uma expressão de fé e de amor pela memória de familiares e amigos que partiram. Tarso explicou que, mesmo não os tendo presentes, é necessário levar todos eles na mente, na lembrança e no coração.

“Quando a gente olha para a história do cristianismo, conseguimos compreender que o ato que repetimos hoje, por exemplo, visitando os túmulos e celebrando missas nos cemitérios, nos remonta às origens do cristianismo. Então, visitar os cemitérios no Dia de Finados, ou por esses dias, ou em outro momento, é exatamente dar continuidade a uma tradição muito antiga da fé cristã.”

missa no cemitério memorial as flores
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Nos primeiros séculos, os cristãos iam às catacumbas, que eram lugares simples, muitas vezes subterrâneos, para rezar pelos mártires e pelos irmãos que morreram, porque acreditavam que o corpo merecia respeito, por ter sido templo do Espírito Santo, e porque aquele corpo aguardava a ressurreição. Por isso cuidavam dos mortos com carinho e registravam seus nomes nas listas dos mártires”, completou o pároco.

Homenagens e reflexão

O sacerdote lembrou que, na Igreja Matriz, as missas serão celebradas às 7h, 10h, 17h e 19h. No Cemitério Piedade, no centro de Feira de Santana, haverá missas às 8h, 10h e 16h, além de celebrações nos demais cemitérios da cidade ao longo do dia.

Aniversário de José Ronaldo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É um gesto de fraternidade e de amor. Com esse gesto, falamos que aquela pessoa, aquele amigo, não foi esquecido. Esse é um dia de professar a fé na ressurreição, na vida eterna. Teremos missas em todas as igrejas, em diversos horários. É um dia de fé, de esperança e também de reflexão sobre a vida e o seu sentido”, concluiu o padre.

Com informações do jornalista Gabriel Gonçalves, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.