Intercâmbio Cultural reúne escolas do campo para celebrar 25 anos do projeto Baú de Leitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), prefeituras municipais e movimentos sociais e sindicais do campo, realizou na manhã desta sexta-feira (31), o XVI Intercâmbio Cultural com Crianças e Adolescentes das Escolas do Campo do Semiárido Baiano, em comemoração aos 25 anos do projeto Baú de Leitura. 

Intercâmbio Cultural reúne escolas do campo para celebrar 25 anos do projeto Baú de Leitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O evento aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova e contou com a participação de 20 prefeituras municipais através das suas secretarias de educação. A iniciativa reuniu representantes, crianças, adolescentes e educadores das escolas do campo que desenvolvem os projetos CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a Realidade do Campo) através do Baú de Leitura, em um grande encontro de arte, cultura e cidadania.

Para Edisvânio Nascimento, presidente do MOC, o Baú de Leitura acaba contribuindo para o estímulo a leitura e a escrita criativa, além do desenvolvimento cultural das crianças.

“Hoje, é um intercâmbio, os municípios trarão as suas experiências, terão atrações culturais provavelmente alguns eventos de recontação onde os alunos que integram o projeto vão trazer as suas apresentações. De fato as experiências de cada município que está vivenciando durante esse período de Baú.”

Edisvânio Nascimento, presidente do MOC
Edisvânio Nascimento, presidente do MOC – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O projeto Baú de leitura nasceu, segundo Edisvânio, para proporcionar também a capacidade de leitura crítica e o reconhecimento de que essa habilidade irá levar o estudante para diversos rumos profissionais e pessoais.

“Eu vejo que esses 25 anos de Baú de Leitura, tem um impacto e uma importância grandiosa na vida de muitas crianças, adolescentes, cidadãos e cidadãs da região do Sisal e do Jacuípe, que passaram por esse projeto.”

Intercâmbio Cultural reúne escolas do campo para celebrar 25 anos do projeto Baú de Leitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós temos figuras que hoje contam histórias de vida, que hoje estão em coordenações de educação, que estão trabalhando em outros setores, porque primeiro a gente acredita que a leitura é a base fundamental da formação do cidadão. A leitura que lhe provoca, lhe instiga a ser um sujeito crítico e pensador, numa concepção de mundo que ele não perde de vista a sua identidade e a realidade local”, conta o presidente do Movimento.

Vera Carneiro, uma das coordenadoras do MOC, reforçou que o objetivo do evento de hoje é a troca de aprendizado, e de resultados alcançados com os projetos.

Vera Carneiro, coordenador do MOC
Vera Carneiro, coordenador do MOC – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O objetivo é intercambiar, trocar experiências desenvolvidas nas escolas do campo através de crianças e adolescentes do projeto. As crianças valorizam a realidade do campo, a agricultura familiar e também aprendem de forma contextualizada com sua realidade, com sua cultura.”

A professora Nelmira Moreira, coordena o CAT através da Uefs, ela explica que o projeto de extensão conta com convênio com o MOC e mais prefeituras de 20 municípios para a formação de professores das escolas do campo. Segundo ela, o objetivo é fazer com que a criança perceba que é possível viver bem e feliz no campo, e poder trabalhar com todos os direitos.

Nelmira Moreira, coordenadora do CAT na Uefs
Nelmira Moreira, coordenadora do CAT na Uefs – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Todos os alunos de licenciatura da Uefs podem participar através do PIBEX, que é a bolsa de extensão. Então nós temos essa função de formar professores e formar alunos do campo. Os nossos estudantes da Uefs participam como estagiários e beneficiando também os alunos do campo, porque eles fazem viagem, eles promovem oficinas com esses professores e os alunos do campo”, ressaltou.

Através do MOC, a professora Maricelma Carneiro aplica o CAT, iniciativa que ela classifica essencial para aliar o desenvolvimento educacional com o social.

Maricelma Carneiro, professora
Maricelma Carneiro, professora – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O projeto CAT já está há um bom tempo implementado na escola. É um projeto que busca a valorização do meio que a criança está inserida. Quando você trabalha com os parceiros e que você trabalha com a realidade do local onde você vive a criança valoriza e aprende com mais facilidade.”

Com o CAT, a valorização do campo inicia cedo através do conhecimento sobre a importância do mesmo. “Nós não vamos pegar assuntos que são de um outro estado, nós vamos começar pelo nosso, A agricultura familiar, a gente tenta valorizar e trazer para nossas escolas parceiros como a associação comunitária, a igreja da nossa comunidade. A gente busca trabalhar as manifestações culturais que existem na nossa comunidade resgatando essas manifestações.”

Intercâmbio Cultural reúne escolas do campo para celebrar 25 anos do projeto Baú de Leitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No evento, também esteve presente, Benedito Rubem Costa, representante do CSU afirmou que o centro vem apoiando diversas iniciativas de relevância social.

“Hoje o novo CSU está sendo um pioneiro com esses apoios, vários projetos, aos quais nós abraçamos. O MOC hoje é uma referência na Bahia. Estamos implementando vários tipos de projetos, tipo esse do MOC, entre tantos que tem aqui, em convênio e parcerias com a Uefs também.”

Benedito Rubem Costa, CSU
Benedito Rubem Costa, CSU – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Entre os projetos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, ele menciona a Universidade Aberta à Terceira Idade (Uaiti).

“Aqui existe a Universidade Aberta à Terceira Idade, e vem funcionando às terças e quintas-feiras, que é um convênio diretamente com a Uefs, as quais vem agregando várias pessoas da terceira idade” contou Benedito.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.