Vereador Professor Ivamberg
Foto: Divulgação Câmara Municipal

Com a proximidade do início da campanha Novembro Azul, mês que fortalece a importância e cuidado com a saúde do homem, o vereador Professor Ivamberg (PT) chamou a atenção das autoridades de saúde, na sessão desta quinta-feira (30), para o alto índice de crescimento do câncer de boca. Segundo os dados por ele pesquisados, mais de 15 mil casos foram diagnosticados no Brasil este ano, sendo 80% acometendo a população masculina.

Em Feira de Santana, destacou, há mais de duas mil internações devido ao câncer de lábio, boca e faringe. Dentista atuante, Professor Ivamberg informou que o índice de mortalidade da doença é alta e que a Bahia é o terceiro estado do Nordeste com mais casos.

Observando que o fumo e álcool são os principais fatores de risco, o parlamentar reforça que há uma “prevalência enorme” desta doença, inclusive em Feira de Santana e, portanto, “é preciso buscar um diagnóstico precoce”. Ele aconselhou atenção das pessoas para o aparecimento de sinais.

“Toda vez que perceber uma alteração na boca, orofaringe ou lábio, precisa procurar um dentista ou o Núcleo de Câncer da UEFS, que tem expertise para fazer o diagnóstico, afim de obter um tratamento eficaz”, orienta o vereador e profissional da odontologia. O problema, adverte, é que muitas pessoas ficam protelando a iniciativa de buscar o competente atendimento.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.