Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Centro de Convenções recebeu nesta quinta-feira (30), o Encontro de Revendedores de Combustíveis em Feira de Santana promovido pelo Sindicombustíveis Bahia. O evento faz parte do Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustíveis da Bahia. O encontro discutiu os cenários político e econômico do mercado de combustíveis tanto no Brasil, quando em todo o mundo. Diversas autoridades, empresários e representantes da áreas participaram da reunião.

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Acorda Cidade
Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre eles estavam o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que destacou ao Acorda Cidade a importância da discussão, mas também do que o evento traz para região.

Encontro do Sindicombustíveis
José Ronaldo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu acho que para a cidade é bom. Você traz ocupações de hotéis, ocupações de restaurante, usa o táxi, usa o Uber, movimenta a cidade. Esses encontros que vêm ocorrendo na cidade ajudam ao desenvolvimento da cidade. E esse encontro tem pessoas de várias partes da Bahia, empresas que vende produtos, proprietários, dirigentes de entidades participando.”

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante o encontro, entre painéis e palestras, está sendo realizada uma Feira de Negócios, onde estão sendo apresentados os mais variados produtos da área dos combustíveis, além de técnicas de aprimoramento do produto.

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Jerônimo Rodrigues também esteve na cidade para acompanhar o evento. Ao Acorda Cidade ele disse que estava com a agenda apertada, mas fez questão de comparecer. Em entrevista ao Acorda Cidade, o governador ainda fez uma breve avaliação sobre o cenário na Bahia.

Encontro do Sindicombustíveis
Jerônimo Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A nossa refinaria hoje, a Acelen acabou tendo um prejuízo por conta de ali atrás, o ex-governo federal, ter privatizado a nossa primeira refinaria. Isso acabou perdendo o controle, de certa forma, sobre o mercado, parte do mercado com preços, com distribuição. Está sendo retomada isso, tem sigilo por conta do setor empresarial e do governo federal, mas eu espero que a gente possa encontrar uma saída até para fortalecer a agenda com os postos de gasolina e o Sindicombustíveis tem lutado bastante para isso”, avaliou o governador.

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas falou que um dos objetivos do encontro é atualizar o revendedor das práticas comerciais legais. Fiscalizadores estiveram presentes como representantes da ANP, Ibametro e Procon. O dia foi uma oportunidade inclusive para questionar essas entidades.

Encontro do Sindicombustíveis
Walter Tannus | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O maior desafio hoje do revendedor, esse não vai mudar nunca, é a concorrência do dia a dia. Mas hoje, especialmente, nós temos uma concorrência desleal. Tomamos conhecimento dessa operação que o governo da Bahia afetou aproximadamente 15 dias atrás. Isso demonstra o que os revendedores legais estavam sofrendo. Quando você vai para cifras que foram supostamente sonegadas, são valores estratosféricos, e demonstra o quanto o revendedor honesto, correto, íntegro estava sofrendo.”

Foto: Tony Silva

No último mês, a Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), deflagou a Operação Primus para investigar a adulteração e comercialização irregular de combustíveis no estado. Na ação nove pessoas foram presas e 62 mandados cumpridos nas cidades de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Iaçu, além dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a operação, o empresário Jau Ribeiro foi preso.

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Acorda Cidade

“O revendedor não pode é acreditar no conto do vigário, é acreditar no ganho fácil. Hoje a carga tributária, sempre foi uma luta do sindicato, porque nós sempre reclamávamos que a Bahia tinha uma carga mais elevada do que todos os estados fronteiros. Isso fez com que a Bahia ao longo do tempo perdesse mais de 10% do seu volume comercializado.”

“Os secretários da Fazenda unificaram a pauta do ICMS, isso é uma vantagem, mas chamamos a atenção da sociedade que a partir do dia 1º de janeiro a pauta da gasolina sobe em 10 centavos, ou seja, isso impacta no custo do produto, o que não tem sentido, porque nós estamos vivendo um momento que a Petrobras baixou o preço do petróleo, o preço internacional do barril do petróleo está baixo, o dólar caiu de preço, ou seja, não tem o menor sentido nesse momento os governadores aumentarem a carga tributária do ICMS”, avaliou o presidente.

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Acorda Cidade

Ainda segundo Tannus, a qualidade do combustível baiano é boa, mas enfrenta suas variações. Por isso, ele recomenda que o consumidor abasteça preferencialmente sempre no mesmo estabelecimento e exija o cupom fiscal. O Sindicombustíveis estuda apresentar um selo de qualidade para manter um bom nível do produto no estado.

“Vamos entregar aqui ao governador uma proposta de que o posto e a distribuidora sejam corresponsáveis pela qualidade do produto. Nós não podemos aceitar, como vem acontecendo na Bahia, que a distribuidora diga não, aquele posto tem minha bandeira, mas não compra produto meu. Então como é que você tem um contrato com ele? Como é que você deixa alguém ostentar a sua bandeira e não ser responsável pelo produto que ele vende? Então nós entendemos que a distribuidora precisa ser corresponsável nesse processo.”

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O idealizador do evento, Carlos Neto, diretor de comunicação, empresário, proprietário de postos de combustível em Feira de Santana, conversou com o Acorda Cidade. Para ele, o encontro é o momento para os empresários, revendedores, fornecedores, distribuidoras de equipamentos, de bombas, de tanques e outros bens que fazem parte da atividade apresentem seus produtos.

“Mostrando inovação de equipamentos que tem de mais novo para o revendedor e interagindo o dono de posto com esses fornecedores. Hoje na Bahia são 3.600 postos de gasolina e aqui nós temos aproximadamente mil revendedores. Tivemos uma adesão bastante significativa.”

Encontro do Sindicombustíveis
Carlos Neto | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Carlos Neto ainda explicou sobre a oscilação de preço. Segundo ele, a competitividade do segmento é grande o que gera uma concorrência muito agressiva.

“Tem empresas que em determinado momento realizam algum tipo de promoção e o mercado é assim, o mercado é soberano. Ele não tem regulação do mercado. Ele é livre de cada um que faz o que pode fazer em cima de preço. Então essa oscilação de preço é justamente por promoções, isso depende de cada posto, de cada empresário que define sua estratégia”, disse ao Acorda Cidade.

O representante Ecopostos Bahia, Rubens Ribeiro, apresentou as novidades do setor, como a bomba criptografada com a nova RTM, produzida para dificultar fraudes nos combustíveis. Entre as fraudes ele destacou a adulteração do visor, que o consumidor acredita está abastecendo um valor, mas está registrando outro.

Encontro do Sindicombustíveis
Rubens Ribeiro | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ela você tem que ter uma permissão para poder abrir a bomba, mexer a bomba, ter um prazo estimado para você fazer esse serviço. Se você finalizou o serviço, você lacra a bomba. Se alguém tentar mexer nessa bomba, você não consegue mais, a bomba para. Aí você vai precisar de uma nova autorização para poder abrir a bomba para corrigir isso.”

Encontro do Sindicombustíveis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Operação Primus, que prendeu Jau Ribeiro, é só o começo do combate à fraude de combustíveis, diz delegada

Principal alvo da Operação Primus deflagrada pela Polícia Civil chega a Feira de Santana

Operação Primus prende sete suspeitos na Bahia; ações ocorrem em Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e em mais quatro cidades

Operação Primus mira grupo responsável por adulteração e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.