karateca
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A jovem atleta Sofia Rosa Dantas, de apenas 12 anos, esteve na manhã desta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Feira de Santana em busca de apoio para continuar representando a cidade em competições nacionais e internacionais de karatê. Sofia é tricampeã baiana, tricampeã brasileira, vice-campeã mundial e vice-campeã americana, além de acumular diversas medalhas e troféus em sua trajetória esportiva.

O último torneio em que ela participou voltou com pelo menos cinco medalhas no peito.

“Participei agora do campeonato brasileiro, onde eu consegui cinco medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze. Dois troféus, sendo um de ouro e um de prata”, contou a atleta durante entrevista ao Acorda Cidade.

A visita à Casa da Cidadania teve como principal objetivo buscar apoio e patrocínio para custear as despesas com viagens e inscrições em campeonatos. “Eu vim aqui para falar sobre o meu esporte e pedir ajuda, porque como o karatê é um esporte amador, a gente não consegue patrocínio fácil. E minha mãe, como tem pouco rendimento extra, é muito difícil para a gente conseguir viajar e conseguir patrocínio”, destacou Sofia.

Ao Acorda Cidade Sofia também falou sobre a paixão pelo karatê, que segundo ela, surgiu de forma inesperada quando ela fazia aulas no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs).

“Meu sonho era ser bailarina, completamente o oposto do karatê. Só que na Cuca você pode colocar em duas modalidades, tanto no karatê quanto no balé. Só que quando eu comecei a praticar esses dois esportes, eu não gostei muito do balé. E depois que eu participei da minha primeira competição no karatê, que eu ganhei minha primeira medalha de ouro, eu não quis mais parar”, relatou.

Apesar dos títulos que a pequena já tem conquistado, a falta de apoio financeiro ainda é um grande desafio para a atleta. “O custo é muito alto. O hotel, a hospedagem, a alimentação, fora as coisas do karatê, que é inscrição do campeonato, essas coisas. Tem que viajar com acompanhante também. Então, sem ser a parte do esporte, a hospedagem e alimentação é tudo em dobro”, explicou.

Atualmente, Sofia conta apenas com o apoio e a dedicação da mãe, Romana Cláudia, que trabalha como cuidadora de idosos.

A atleta treina na Academia Astekas, sob orientação do professor Adriano e já se prepara para o Campeonato Mundial, que será realizado no Brasil, no Espírito Santo. Quem tiver interesse em patrocinar, pode acompanhar a garota pelo Instagram da Academia Astekas.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.