
A exposição Capoeiragem chega à sua edição comemorativa de 25 anos e será aberta no dia 6 de novembro de 2025, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana. A mostra segue aberta à visitação até 6 de dezembro, com entrada gratuita e classificação livre.
A capoeira é resultado das reelaborações culturais dos povos africanos no Brasil, com raízes em danças e lutas ritualísticas dos povos Bantu da região Congo-Angola. No século XVIII, essas práticas foram associadas ao som de instrumentos musicais, formando o que passou a ser conhecido como jogo da capoeira ou capoeiragem. No século XX, a manifestação consolidou-se como expressão cultural brasileira e foi reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil e da Humanidade pelo Iphan e pela Unesco.
Nesta edição especial, o artista plástico Gabriel Ferreira apresenta obras inspiradas em suas observações e vivências, além de pesquisas do mestre, historiador e professor Bel Pires, do Malungo Centro de Capoeira Angola, que também atua como curador da exposição.
Com proposta educacional e abrangência nacional, a mostra busca valorizar a prática da capoeira no Território Portal do Sertão, destacando aspectos históricos e culturais ligados à tradição.
Natural de Tanquinho (BA), Gabriel Ferreira desenvolve trabalhos artísticos relacionados às culturas do samba de roda, da ancestralidade e da memória popular. O artista tem participação em salões de artes visuais e bienais no Brasil e no exterior, além de atuação em gestão cultural, curadoria, arte-educação e pesquisa acadêmica.
Serviço: Exposição Capoeiragem – 25 anos
- Abertura: 6 de novembro de 2025, às 19h
- 📍 Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira – Rua Geminiano Costa, 255,
- Centro, Feira de Santana (BA)
- Visitação: de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2025
- Entrada: gratuita
- Classificação: livre.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.