
No último sábado (25), moradores do bairro Colonial, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, viveram momentos de susto quando um balão caiu sobre casas e atingiu a rede elétrica, provocando a interrupção temporária do fornecimento de energia na região.
De acordo com informações do Corpo Regional de Bombeiros Militar (CRBM – Sul), equipes foram acionadas para realizar a remoção do objeto, que ficou preso entre fios de alta tensão, árvores e telhados. Segundo divulgou o g1, o trabalho durou cerca de duas horas, e os bombeiros precisaram usar foices e facões para cortar partes do balão e liberar a rede.
Um dos imóveis chegou a ser parcialmente invadido pelo balão, obrigando o morador a solicitar ajuda profissional para evitar danos ao telhado. Técnicos da Neoenergia Coelba também estiveram no local e realizaram procedimentos de segurança para restabelecer o serviço de energia, que foi normalizado por volta das 18h20, pouco mais de uma hora após o incidente.
Vídeos que circulam nas redes sociais feitos por moradores mostram o momento em que o balão ficou enroscado nos cabos elétricos, gerando faíscas e deixando a vizinhança sem luz. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre onde ou quando o balão teria sido solto.
A prática de soltar balões é considerada crime ambiental no Brasil. Segundo a Lei nº 9.605/1998, é proibido fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam causar incêndios. A pena prevista é de até três anos de detenção ou multa.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.