
A imagem de São Miguel Arcanjo, trazida do Santuário do Monte Gargano, na Itália, chegou a Feira de Santana nesta sexta-feira (24) em uma peregrinação histórica conduzida pelo Instituto Hesed. O encontro, realizado no Santuário Santo Antônio, reuniu milhares de fiéis em uma noite de oração, louvor e devoção marcada por forte emoção e fé.

A programação teve início com o show da banda Ser de Deus, seguido do acolhimento solene da imagem peregrina e da Santa Missa com consagração da Diocese, presidida por Dom Zanoni Demettino. Durante toda a madrugada, os fiéis vão participar do Terço do Combate, pregações, Rosário da Madrugada e da Santa Missa de encerramento ao amanhecer.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância do evento tanto para a fé quanto para a economia local. “Um momento rico, de muita fé, é o que nós estamos vendo, homens, mulheres, idosos, jovens, participando nesta noite memorável aqui no Santuário Santo Antônio. Eu acho que com certeza aqui tem muita gente também de outros municípios que, como diz você, essas pessoas vêm pra cá, se hospedam, se alimentam, então ajuda a movimentar a cidade. É um turismo religioso, que acontece aqui, como acontece no dia de Santo Antônio, na missa dos Romeiros, está acontecendo aqui hoje também, nessa noite, aguardando a imagem de São Miguel Arcanjo.”

“Eu deixo uma mensagem de fé, de esperança em Deus, é o que eu sempre tive ao longo da minha vida. Uma mensagem de gratidão, de agradecimento, de que essa cidade tenha paz, harmonia entre todos nós e que a gente consiga vencer todos os obstáculos e fazer uma cidade melhor para todos”, acrescentou o prefeito.

Quem também esteve na peregrinação foi o deputado federal José Neto. Ele falou sobre o momento de emoção para todos os fiéis que tiveram a oportunidade de presenciar a imagem de São Miguel.
“Momento importante e de emoção com a chegada da imagem. E não só isso, é também um momento de confraternização do povo católico. Os capuchinhos lá nesse momento aglomeram todas as pessoas que têm essa crença católica, cristã, em torno desse momento que é mágico.

“Isso é importante para a cidade em todos os aspectos. Traz uma luz, traz uma referência de encontro e traz também para a nossa economia, porque hoje a cidade bombou com gente de várias cidades da região e até de outros estados que vieram para cá para esse momento de glória e de alegria e de encontro com a imagem.”

O deputado também fez questão de deixar uma mensagem de esperança nesse momento histórico de celebração da fé católica na cidade.
“Precisamos desse momento, no planeta, dessa oração. Nós estamos vivendo uma fase difícil de muita imigração, por conta das guerras tantas que hoje acontecem pelo mundo. E aqui no Brasil, que a gente possa, com isso, conseguir contornar essa questão da violência, que eu acho que é muito, mas muito contundente, e a gente precisa, como o própria lema diz, ‘quem como Deus’. Então, São Miguel Arcanjo, que nos traga não só a veneração, que é importante demais, mas também o fortalecimento da nossa esperança, da nossa caminhada em busca de paz, de amor e de um bom convívio entre a humanidade”, declarou Zé Neto.

Após passar por Feira de Santana, a imagem de São Miguel Arcanjo segue neste sábado (25) para Alagoinhas, onde novas celebrações estão previstas, incluindo procissão, vigília e missa solene na Catedral Santo Antônio.

Ao Acorda Cidade, o frei Liomar Pereira, reitor do Santuário Santo Antônio dos Frades Capuchinhos afirmou que é uma grande alegria, para a sociedade feirense, receber a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, considerando um momento histórico.

“Nós temos a grata alegria, na verdade é uma grande graça, acolhermos a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, que vem diretamente do Monte Gargano para que esta diocese seja consagrada a ele. Este é um momento, é um marco histórico para o nosso povo, para a nossa arquidiocese, onde o chão desta terra, o chão desta arquidiocese, Esse coração de cada Pio Arquidiocesano se torna esse solo sagrado do Monte Gargano. É um momento de muita graça. Nós estaremos então aqui vivendo nesses momentos, nessas horas adentrando pela madrugada, a verdadeira madrugada celestial. É um momento de graça, onde São Miguel Arcanjo nos recorda quem como Deus. Nessa sociedade tão marcada pelo secularismo, São Miguel vem nos dizer quem como Deus, ninguém como Deus. Deus é a razão e ser da nossa vida da nossa existência e São Miguel nos faz exatamente isso nos recorda uma experiência nos conduz a uma experiência com o nosso Deus”, afirmou.
Confira a programação aqui: Imagem de São Miguel Arcanjo chega a Feira de Santana e Alagoinhas em peregrinação histórica
Com informações do Analista de Mídias Lucas Ribeiro
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.