Polícia
Colombianos detidos em Feira conduziam moto sem habilitação e em alta velocidade
A dupla foi encaminhada ao posto da Polícia Federal, na Avenida Maria Quitéria, e foi ouvida pelo delegado Wal Goulart.
Andrea Trindade
Dois colombianos foram detidos em Feira de Santana após serem flagrados conduzindo uma motocicleta, em alta velocidade, e invadindo vários sinais vermelhos, na Rua Visconde do Rio Branco, centro da cidade.
Oscar Javier Aristizabal Ortiz, 25 anos, e Henry Alfonso Gallo Cardona, 45 anos, foram perseguidos e alcançados por policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que durante abordagem constataram que os colombianos estavam sem a documentação necessária.
A dupla foi encaminhada ao posto da Polícia Federal, na Avenida Maria Quitéria, e liberada após ser ouvida pelo delegado Wal Goulart. Segundo ele, os colombianos estão em situação irregular no país e por isso serão autuados e notificados a deixar o país no prazo de oito dias.
“A Polícia Civil fez a interceptação deles e constataram que eles estavam sem documento de identificação e os trouxe à Polícia Federal. Eles estavam sem o passaporte e todo estrangeiro é obrigado a andar com seu passaporte, além disso, os dois estão no país há mais de 90 dias sem ter feito a renovação desse período”, informou o delegado explicando que estrangeiros podem ficar como turistas no Brasil por até 90 dias e renovar a estadia por mais 90, ou seja, podem ficar o equivalente a seis meses, legalmente.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade
Wal Goulard disse ao Acorda Cidade que a história dos colombianos não o convenceu, mas não serão penalizados, uma vez que nenhum delito foi detectado. “Eles afirmam que vieram conhecer Feira de Santana e de repente o outro passa a dizer que veio fazer exame de soluço. Eles saíram de Camaçari para Feira em uma moto pequena… a história é meio conturbada, mas criminalmente nada foi detectado e eles não sofrerão nenhuma penalidade neste momento. Como estão sem habilitação, a Polícia Civil vai tomar as devidas providências em relação à moto”, concluiu.
Se Oscar e Henry não saírem do país no período de oito dias estarão sujeitos a um processo de deportação no qual serão detidos e levados imediatamente para um aeroporto e encaminhados para fora do país. A dupla conduzia uma motocicleta Honda Fan preta, de placa OKU-4910, licença de Camaçari.
Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade.
Assuntos