Operação Agro II combate organização criminosa envolvida em roubo de gado
Foto: Ascom/PCBA

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), deflagrou nesta sexta-feira (24) a Operação Agro II. A ação é fruto de uma investigação conduzida pela 37ª Delegacia Territorial (DT/São Sebastião do Passé), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de furto de gado (abigeato) na região metropolitana de Salvador.

Operação Agro II combate organização criminosa envolvida em roubo de gado
Foto: Ascom/PCBA

O grupo criminoso atua de forma estruturada e recorrente, invadindo propriedades rurais, subtraindo gados, abatendo os animais no próprio local dos crimes e, posteriormente, distribuindo clandestinamente a carne em açougues situados na capital baiana, sem qualquer tipo de controle sanitário. Esse tipo de ação coloca em risco a saúde pública e viola normas de segurança alimentar.

Operação Agro II
Foto: Ascom/PCBA

A operação busca cumprir mandados judiciais contra integrantes do grupo e em estabelecimentos comerciais. As ordens judiciais, expedidas pela 2ª Vara de Garantias de Salvador, miram alvos na capital baiana.

A Operação Agro II representa mais uma ação da Polícia Civil da Bahia no enfrentamento às organizações criminosas e na preservação da segurança alimentar da população baiana.

Operação Agro II combate organização criminosa envolvida em roubo de gado
Foto: Ascom/PCBA

A ação conta com o empenho de aproximadamente 100 policiais civis vinculados ao Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), além da participação de equipes da Vigilância Sanitária do Município de Salvador e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), que realizam fiscalizações nos estabelecimentos suspeitos de comercialização irregular de produtos de origem animal.

Como medida complementar, foi deferido judicialmente o bloqueio de contas bancárias dos investigados, com valores limitados a até R$ 30 mil individualmente, visando a descapitalização da organização criminosa e o ressarcimento dos danos causados às vítimas e à coletividade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.