
O anúncio de saída dos deputados estaduais do Progressistas, após a federação da sigla com o União Brasil, passou a movimentar os bastidores da política baiana nos últimos meses. Isso porque, parlamentares do grupo iniciaram e oficializaram a debandada do partido, para encontrar abrigo em outras siglas do grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), visando a disputa eleitoral de 2026.
Dos partidos da base, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) passou a iniciar negociações com alguns dos nomes ligados ao PP, a exemplo do deputado estadual Niltinho. Nesta semana, um novo capítulo passou a fazer parte deste enredo iniciado neste ano e que ainda se arrasta. Segundo informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, o PSB iniciou tratativas para filiar o deputado Mário Negromonte Jr.
Interlocutores do grupo apontaram ao BN que o desembarque do parlamentar no novo partido, aliado histórico do PT baiano, seria um desejo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do presidente nacional do PSB, João Campos. Além disso, a dirigente estadual, deputada federal Lídice da Mata, também teria dado aval para a chegada do novo membro. O chefe do Executivo baiano teria apontado que o parlamentar da AL-BA deveria migrar para um partido considerado de Centro.
No molho desse debate, também consta a lista tríplice de procuradores do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em que consta a esposa de Negromonte Jr., Camila Vasquez, para ocupar uma cadeira de conselheira – no lugar do sogro, Mário Negromonte, aposentado desde o último mês de julho. O governador Jerônimo Rodrigues sentou sob a decisão e Camila e outros dois procuradores, Guilherme Costa Macêdo e Aline Paim Monteiro, e há cerca de dois meses não confirma qual a escolha dele para a Corte de contas.
De acordo com lideranças do grupo, as discussões se iniciaram no último dia 16 de setembro. Mesma data em que Jerônimo se reuniu com Campos, Lídice e o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola. A data foi a mesma em que ocorreu um encontro entre o governador e Negromonte. No entanto, o gestor não levou a informação e levantou a hipótese para o deputado.
Além dele, o prefeito de Jequié, no sudoeste da Bahia, Zé Coca, também seria outra liderança que estaria sendo cortejada pelos caciques do grupo.
Contrariado na federação do PP e União, Mário Jr. demonstrou e indicou que não deveria continuar entre os Progressistas. Entretanto, segundo apuração da reportagem, o parlamentar ainda não bateu o martelo a respeito do PSB ser seu novo reduto. Ele estaria ciente do interesse e movimentação do grupo, tanto a nível local quanto nacional, porém estaria resguardado esperando o avanço das movimentações.
A equipe do Bahia Notícias, a deputada Lídice da Mata comentou sobre a possível chegada ao seu grupo. A ex-prefeita de Salvador revelou que tem estratégia já definida e planeja formar uma chapa com candidaturas para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e Câmara dos Deputados. Segundo ela, a composição ocorre em meio a dificuldades com a disputa e concorrência existente na Federação Cidadania-PSB.
“O PSB compreende sua tarefa e seu desafio de fazer uma chapa para a deputado estadual e federal. Desafio que nós já realizamos com sucesso na eleição passada. Apesar das dificuldades do momento, ou seja, já temos realizado isso no passado, a reconcentração de poder com o que acontece com as federações, as novas federações, nós mantemos o nosso desafio de concorrer com uma pequena federação, que é a Federação do Cidadania-PSB”, afirmou.
A presidente do PSB-BA confirmou as tratativas e debates com lideranças de diferentes partidos para as disputas no Legislativo baiano e Congresso Nacional.
“Mas ainda assim estamos fazendo o nosso esforço para o partido crescer, conversando com lideranças de diversos partidos e partidos que desejam concorrer para os dois pleitos”, disse.
A prioridade do grupo seria a composição e formação da chapa. “Essa é a nossa prioridade. Nós estamos muito esperançosos de que possamos conseguir isso em breve. Claro que se tratando de parlamentares, o que podemos fazer são compromissos, pois temos que respeitar a lei que determina a janela para que os parlamentares possam se afastar dos seus atuais partidos”, concluiu Da Mata.
Os planos do grupo, no entanto, enfrentaram alguns entraves e problemas, após declarações públicas sobre o tema, efetuadas pelo prefeito de Andaraí e presidente da Wilson da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso. Fontes apontaram ao BN que ele estaria expondo as negociações iniciais das aproximações entre os nomes da cena política, colocando-os em situações desconfortáveis.
Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.