Defesa Civil prevê continuidade de chuvas até o final do mês, mas descarta riscos de alagamento em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Desde a última segunda-feira (20) os feirenses foram surpreendido pela mudança climática, especialmente pela chuva que se manteve durante a semana. A alteração é resultado de uma frente fria que atingiu a Bahia no início da semana.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Antônio José do Rosário, coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana que esclareceu que a previsão é que o tempo continue chuvoso por mais alguns dias.

“Está acontecendo em Feira de Santana uma situação atípica. O comum é que nós tivéssemos entre três e quatro dias de chuvas, porém, a previsão é que nós tenhamos em média dez dias de chuva. Essas chuvas devem permanecer na Bahia até terça-feira, dia 28. Isso é a previsão. Hoje seria o dia em que teríamos uma maior quantidade de chuva, quarta-feira, dia 22, uma quantidade de mais de 20 milímetros.”

Antônio José, coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana
Antônio José, coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Apesar da continuidade da chuva para além do esperado, a expectativa é que a quantidade diminua gradativamente.

“Amanhã (quinta-feira) é uma quantidade um pouco menor, e ela vai vir até terça (28) com essa mesma característica, com tempo parcialmente nublado, chuva fraca porém continua. Mas ela deve reduzir, deve diminuir significativamente a partir de sexta-feira.”

O temporal já tem causado incidentes em diversas cidades próximas. Antônio José explicou que a área mais afetada está entre Salvador e Sergipe, onde alguns lugares já choveu mais de 100 milímetros. Segundo ele, Feira de Santana até o momento não apresenta riscos para alagamento, nem houve chamados nos últimos dias, tendo em vista a quantidade controlada e a distribuição dessa chuva.

“Nós estivemos na segunda-feira, terça e hoje, as equipes da Defesa Civil rodando pela cidade, e nós não percebemos nenhum acúmulo de água em nenhum ponto da cidade. Porque a chuva veio muito bem distribuída e em uma quantidade pouca. Quando a gente tem uma chuva, digamos, de 40 milímetros em 30 minutos, aí sim a água não tem tempo para percorrer, e aí acumula a água, podendo acontecer alguns problemas de água até entrar dentro de alguns imóveis.  Mas na região de Feira de Santana, o acumulado que nós tivemos até agora foi de 14,4 milímetros de chuva.”

Outra questão que costuma trazer estranheza para os moradores da cidade é a sensação de frio. O especialista diz que essa estranheza se dá pelo costume de conviver com clima mais quente ao longo do ano, mas afirma que a temperatura não deve ser menor que 18º.

“Até a terça pela previsão que a gente recebeu, deve ficar entre 18 e 29 graus. Que é uma coisa que a gente não está tão acostumado com essa queda de temperatura, quando chega a 18 graus, a gente já está sentindo frio”, relatou.

Apesar dos risco serem menores, a previsão é uma estimativa do que é esperado acontecer. A atenção ainda deve estar redobrada e em caso de transtornos causados pela chuva, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone discando 156.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.