Feira de Santana

Deputado Zé Neto vai entrar com ação contra o aumento do IPTU

Segundo o deputado Fernando Torres, as pessoas devem esperar a decisão da justiça e só então fazer o pagamento.

31/03/2014 às 15h41, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 

O deputado federal Fernando Torres e o deputado estadual Zé Neto estiveram na manhã desta segunda-feira (31) no programa Acorda Cidade para falar sobre o aumento do IPTU ( Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Feira de Santana.

O deputado Zé Neto informou que irá entrar com uma ação na Justiça contra o aumento do IPTU. Ele afirmou que irá até o Ministério Público Estadual e que vai seguir dois caminhos: uma ação individual e uma ação pelo seu partido, o PT, alegando que o aumento é inconstitucional. 
 
“A pessoa tem um imóvel que, junto com seu bairro, se valorizou, mas ela continua ganhando o mesmo salário. A pessoa não vai vender a sua casa por não ter como pagar o valor do IPTU. Isso pra mim é um crime contra a população. Vou deixar uma ação pronta individual e vamos fazer no político também”, destacou.
 
O deputado estadual disse que uma audiência pública e uma caminhada contra o aumento do imposto devem ser organizadas. “Vamos colocar as informações através do nosso Facebook. Aqui em Feira existe uma lei que reajusta anualmente pela inflação o IPTU, então esse aumento não tem justificativa”, disse Zé Neto.
 

Fernando Torres, que já havia entrado com uma ação na Justiça representando o seu partido, o PSB, pediu aos contribuintes que não paguem o IPTU. Segundo o deputado, as pessoas devem esperar a decisão da Justiça e só então fazer o pagamento.

“As pessoas sabem que encaminhamos essa ação judicial e estão me cobrando. Eu vim aqui pedir para que os contribuintes não paguem o IPTU. Eu acho que as pessoas devem pagar o imposto do ano passado corrigido pelo índice de inflação. O valor que estão cobrando é absurdo. Tem casos que o aumento chega a mais de 1.200%. Tem pessoas que ganham 700 reais e o IPTU chegou ao mesmo valor ou até mais caro”, afirmou. 
 
Sobre a ação judicial, Fernando Torres informou que está no Tribunal de Justiça na mão do desembargador Osvaldo Bonfim. “Estivemos com ele na última sexta-feira, explicamos que as pessoas estão sem saber o que fazer devido ao valor, e espero que a justiça seja feita. O desembargador ficou de apreciar a situação o mais rápido possível”, destacou.
 
Fernando Torres criticou ainda a postura do secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy, por afirmar que os contribuintes que acharem o valor do imposto alto, podem procurar a secretaria. “Estão querendo fazer política com isso”, afirmou. “Eu acho que o prefeito tem que rever essa situação. Todo mundo pode voltar atrás, inclusive ele. As pessoas não aguentam pagar esse IPTU”, acrescentou. 
 
O secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy, disse que não quer entrar em discussão, mas que iria fazer a defesa do IPTU de Feira de Santana, que, segundo ele, está há 13 anos sem qualquer aumento real. “Nós estudamos a possibilidade de trabalhar com um percentual linear ou variável, mas é muito difícil atribuir esses percentuais para 18 mil logradouros. Abrimos mão desse critério e usamos o código tributário nacional, que prevê no seu artigo 33, que a base para atualizar o IPTU é o valor venal”, afirmou. 
 
O secretário defendeu que o critério para o reajuste do IPTU é universal e disse que os contribuintes já começaram a comparecer ao Ceaf para fazer pagamentos, tirar dúvidas e pegar a 2ª via do carnê. Segundo ele, cerca de 2 mil contribuintes já realizaram o pagamento e todos saíram satisfeitos. 
 
“A base para a cobrança do IPTU é o valor venal do imóvel, mas quando o contribuinte tiver qualquer dificuldade pode nos procurar na secretaria da Fazenda. Estamos resolvendo praticamente 100% dos problemas que chegam ao Ceaf. A gente identifica o imóvel através do google maps para saber se ele está no padrão que não é o real e identificamos se existe a possibilidade de abaixar o preço”, explicou. 
 
Em resposta ao que disse Fernando Torres, sobre a negociação feita entre a prefeitura e alguns contribuintes, Expedito defendeu que os casos que estão sendo revistos, são para fazer uma análise com o morador, devido a terrenos irregulares, entre outras coisas. “A planta genérica por si só já diz tudo. A gente revê os casos e não há abuso, pois definimos algo que está na lei”, finalizou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade