Hyago sonha em conhecer papati patata2
Foto: Arquivo Pessoal

A professora Micaele de Jesus Oliveira está organizando uma campanha solidária com o objetivo de realizar o grande sonho de Hyago Brito, um garoto de 14 anos diagnosticado com câncer em estágio de metástase, que também é autista e fascinado pelos personagens Patati e Patatá. Além de admirar os palhaços, Hyago tem um talento artístico impressionante e se dedica aos desenhos dos personagens, além de utilizar massinha para modelar em biscuit.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

Micaele contou ao Acorda Cidade que a ideia da campanha surgiu na noite em que recebeu a notícia do diagnóstico de câncer do garoto, há cerca de um mês. Ela criou uma conta na rede social Instagram, onde compartilha a campanha e um pouco da história de Hyago.

“Passei a noite inteira chorando, pensando em como poderia ajudá-lo. Me lembrei da paixão que ele tem pelos palhaços e percebi que realizar esse sonho seria uma forma de proporcionar alegria, fortalecendo a mente e o emocional dele. O poder da mente é extraordinário. Palavras e gestos positivos despertam coragem e esperança”, relatou.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

A campanha busca promover o bem-estar emocional de Hyago, destacando a importância do pensamento positivo no enfrentamento da doença. A professora acredita que proporcionar a ele um momento significativo, como conhecer seus ídolos, pode ser mais que um ato de amor, mas também uma estratégia de fortalecimento psicológico e espiritual.

“Imagino o brilho nos olhos de Hyago ao encontrar Patati e Patatá. Isso reacenderia nele a vontade de lutar e o entusiasmo pela vida, além de criar uma memória inesquecível que daria forças para enfrentar os desafios do tratamento”, disse Micaele.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

Engajamento da comunidade

A professora destaca que desde o início, a campanha conquistou apoio de familiares, amigos, vizinhos e até desconhecidos. A mobilização começou no bairro onde ele mora, Tomba/Feira VII, e rapidamente ganhou visibilidade em outras localidades. Pessoas da comunidade têm compartilhado o vídeo da campanha e contribuído de diversas formas. Um dos gestos mais significativos foi o apoio de uma professora de Hyago, que enviou o vídeo a uma prima em São Paulo, na tentativa de conectar a mensagem diretamente aos próprios Patati e Patatá.

Micaele destacou que o envolvimento de tantas pessoas trouxe renovação de fé e esperança à família de Hyago. “Eles estavam muito abatidos, mas, com a mobilização, todos recuperaram o ânimo e a autoestima”, disse.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a professora, entre as pessoas que contribuem para a campanha estão dona Lourdes, que, além de trabalhar diretamente com o transporte escolar de Hyago, acompanha a campanha desde o início, Silas e seus filhos, que ajudaram na divulgação e até na produção de materiais, como o vídeo da campanha.

Talento artístico impressionante e autodidata

Outro aspecto marcante na história de Hyago é o seu talento artístico. Sem treinamento formal, ele desenha, modela e cria com precisão.

Hyago sonha em conhecer papati patata2
Foto: Arquivo Pessoal

A professora Micaele relembrou um dos momentos que mais a emocionou. “Quando Hyago mostrou o desenho da Casa do Patati e Patatá, uma estrutura no formato do sapato do personagem. Os detalhes do desenho, as cores e a criatividade me surpreenderam. Ele é um artista nato, com um dom divino”, afirmou.

Como surgiu o interesse de Hyago por Patati e Patatá

Emanuela Brito, mãe de Hyago revelou ao Acorda Cidade que o amor do garoto por Patati e Patatá começou desde muito pequeno, quando ele completou um ano de idade e teve a festa de aniversário comemorada com este tema.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

“A partir daí ele se apaixonou. Digo que acabei implantando isso nele. Quando ele tinha entre dois e três anos, aconteceu uma inauguração em uma loja próxima de lá de casa, que teve uns palhaços. Quando eu levei, ele simplesmente se assustou, chorou e nunca perdeu o amor pelos palhaços. Como ele tem TEA, o hiperfoco dele sempre foi esse”.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a mãe de Hyago, o jovem é autista nível de suporte grau 1 e ele se comunica da maneira dele, sempre expressando o amor que sente pelos personagens através da arte, inclusive sempre diz que quer ser artista plástico. De acordo com Emanuela, com cerca de seis anos de idade ele esculpiu seu primeiro trabalho com massinha de modelar.

Hyago sonha em conhecer papati patata
Foto: Arquivo Pessoal

Como ajudar

Quem se emocionou com a história de Hyago pode contribuir com a campanha compartilhando a mensagem nas redes sociais ou ajudando de outras formas para que o garoto viva o encontro tão sonhado com Patati e Patatá.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.