Polícia Civil prende líder do tráfico de Anguera foragido há seis anos
Foto: Ascom/PC

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na tarde desta segunda-feira (20), um homem de 39 anos apontado como líder do tráfico de drogas na cidade de Anguera. A ação foi realizada pela Delegacia Territorial de Anguera (1ª Coorpin) e pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (DRFR), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em operação conjunta com o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e o 25º Batalhão de Polícia Militar (Itapuã).

A prisão faz parte da Operação Vale das Sombras, deflagrada para investigar o desaparecimento e assassinato das três jovens Letícia Araújo, Carol Rodrigues e Rafaela Silva, ocorrido no dia 6 de outubro, em Anguera. Os corpos foram encontrados pela Polícia Civil no último dia 13. (Relembre aqui)

Com a nova prisão, sobe para nove o número de pessoas capturadas desde o início da operação. Segundo o delegado José Marcos, titular da DRFR de Feira de Santana, o homem preso não tem envolvimento direto com o assassinato das três jovens, mas é identificado como líder da facção rival à que teria cometido o crime. O delegado acrescentou que, atualmente, duas facções atuam na cidade de Anguera, uma na zona rural e outra na zona urbana.

O homem preso nesta segunda (20), possuía três mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pelas Varas do Júri e de Tóxicos da Comarca de Feira de Santana, por crimes de homicídio e tráfico de drogas praticados em Anguera. Ele estava foragido da Justiça desde 2019.

Ele foi localizado na localidade de Alto do Coqueirinho, no bairro de Itapuã, em Salvador. No local, os policiais apreenderam grande quantidade de maconha, crack e cocaína, resultando também em flagrante por tráfico de drogas.

Ao Acorda Cidade, o delegado também disse que a morte das jovens pode estar relacionada à disputa pelo controle do tráfico na cidade, e que a ação desta segunda-feira atinge outro grupo criminoso.

“A Operação Vale das Sombras agora avança sobre o tráfico de drogas, do modo geral, visando sufocar essa atividade que causa tantos danos e tantos crimes contra a vida que estão relacionados a essa atividade, como é indicativo de que a morte dessas três meninas, está vinculada ao tráfico de drogas. Porém, esse indivíduo preso hoje, no âmbito da Operação Vale das Sombras, já é um indivíduo da facção rival, aquela facção supostamente envolvida no homicídio das meninas.”

O delegado explicou ainda que a Polícia Civil continua investigando os dois grupos criminosos que atuam em Anguera. A prisão de hoje marca uma nova fase da investigação.

Delegado José Marcos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A facção rural é outro comando, tem um outro líder, que a gente também está monitorando. Ele está foragido, tem mandado de prisão já em aberto, expedido pela área do crime de Feira de Santana, pedido da Polícia Civil, pedido nosso no âmbito da Operação Vale das Sombras. E esse indivíduo também foi pedido a prisão dele, o preso hoje, e esse a gente conseguiu já capturar e vamos avançar aí com certeza na investigação no combate ao tráfico de drogas na cidade de Anguera”, reforçou ao Acorda Cidade.

Ainda de acordo com José Marcos, a Operação Vale das Sombras segue ativa na cidade, mas agora se volta ao enfrentamento mais amplo do tráfico na região.

“O Vale das Sombras continua em Anguera, apesar do caso das meninas estar parcialmente solucionado. Praticamente todos os autores foram identificados: oito estão presos, um foragido, esse que está foragido seria o mandante da situação, o líder do tráfico de drogas na região do Guaribas e Roçado. Na data de hoje, foi preso o líder do tráfico da zona urbana, ou seja, é o grupo rival ao grupo que estaria supostamente ligado à morte das meninas na zona rural.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram