Micareta
Exposição conta história da Micareta de Feira de Santana
A curadora da exposição, Celiah Zaiin, destaca dentre as motivações para as comemorações a conquista do espaço garantido pelos artistas feirenses na Micareta.
Acorda Cidade
A contribuição dos artistas feirenses à Micareta está sendo evidenciada durante a exposição do “Trio da Cidade”. A mostra fica aberta à visitação pública no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, até o dia 27 de abril, encerramento da festa momesca, realizada durante quatro dias.
A exposição traz artistas locais que passaram pelo “Trio da Cidade”, fundado e dirigido pela maestrina Celiah Zaiin, em 2003, durante a primeira gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Dentre eles Asa Filho, Dilma Ferreira, Carol Pereyr, Paulo Bindá, Sandro Penelú, Janno, Tanny Brasil, Cezinha dos Olhos d’Água, Marcos Moraes, Kelly Ventura, Paula Sanffer, Zaque, Eliel Nunes, Ramon Lima, Karla Janaína, Juliana Greyce, Paula Kaline, Fábio de Odara, Jair Luz, Josy Santana, Sara Reis, Bárbara Nunes, Bruno Bezerra, Thiago Lima e muitos outros.
A curadora da exposição, Celiah Zaiin, destaca dentre as motivações para as comemorações a conquista do espaço garantido pelos artistas feirenses na Micareta. Por lei, 70% das contratações para a festa são preenchidos por cantores da terra.
Outro destaque, conforme Céliah Zaiin, tem sido o desfile do “Trio da Cidade” em horário nobre da festa, pelo Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra. “Uma grande conquista para uma época onde os poucos artistas locais que tocavam na Micareta passavam nas madrugadas e pela primeira vez vêm desfilando em horário nobre”, frisou.
O “Trio da Cidade” traz a cada ano cinco artistas locais, cantando o “Hino à Feira”, um gingle com o tema do ano e um destaque para uma empresa homenageada do nosso comércio. “Já cantamos o nosso “Sertão, as “marcas e frevos” das antigas Micaretas, o “Pop Dance Music” da noite feirense, as personalidades musicais como “Carmem Miranda”, “Dodô e Osmar”, “Dorival Caymmi”, a “Moda Feirense”, a “Cidade Digital” e as “Copas do Mundo” em especial esse ano no Brasil. As informações são da Secom.
Assuntos