Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em dois dias de evento, a Feira Emprega Transporte Sest Senat reuniu mais de 1.600 pessoas em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, superando as expectativas dos organizadores e movimentando o cenário de empregabilidade em Feira de Santana. O evento aconteceu no Ária Hall, na terça (14) e quarta-feira (15), com a participação de mais de 25 empresas e a oferta de mais de 600 vagas de emprego em diversas áreas.

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O diretor do Sest Senat, Daniel Corrêa, celebrou os resultados da iniciativa, destacando o volume de admissões e encaminhamentos feitos durante a feira. Foram mais de 50 admissões, além das vagas já encaminhadas.

Feira emprega transporte sest senat
Daniel Corrêa | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Comemoramos bastante admissão, muita gente com objetivo atingido e o nosso principal também, de dar visibilidade a essas vagas para as empresas e oportunizar também que os candidatos que estão buscando recolocação, elas encontrem diversas vagas num só lugar. Então foi fantástico a experiência e com certeza estaremos em anos seguintes promovendo eventos maiores do que esse”

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo ele, as empresas participantes relataram um grande número de candidaturas e demonstraram otimismo com os processos seletivos iniciados no local.

“Conversamos recentemente ali com o pessoal da Atento, que está buscando recolocação para operadores de call center. Ela me informou que 50 já foram encaminhados aí para a entrevista. O pessoal da VDC também tiveram sucesso, inclusive com o cargo de liderança. Muitos jovens aprendizes, muitos estagiários, motoristas, bastante gente aqui saiu encaminhada para se recolocar na sua área de atuação”, disse.

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Motoristas e vendedores lideram procura

As funções mais buscadas durante a feira, tanto por candidatos quanto por empregadores, foram as de motorista e vendedor, muito em função da demanda sazonal com a chegada das festas de fim de ano.

“A gente está se aproximando desse fluxo de festas de final de ano, então o fluxo de entregas das transportadoras aumenta, eles precisam de mais motoristas circulando. E os vendedores também nas atividades comerciais estão sendo bastante requisitados”, explicou Daniel ao Acorda Cidade.

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mecânicos: muita oferta, pouca procura

Em contrapartida, o setor de mecânica automotiva registrou um descompasso entre a oferta de vagas e o número de candidatos qualificados.

“Ao longo de dois dias de evento, eu tive seis empresas aqui que estão com vagas abertas para mecânico e só tivemos dois candidatos com esse perfil ideal que as empresas estão buscando”, relatou o diretor, que vê na falta de capacitação um dos principais entraves:
“Tem bastante oferta para essa especialidade no mercado, o que falta realmente é gente capacitada para o preenchimento dessa oportunidade.”

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Desafios no setor de transporte

Daniel Corrêa também apontou que o setor de transporte enfrenta dificuldades para atrair trabalhadores, como a baixa valorização e a carga horária extensa.

“O segmento de transporte, especificamente, vive um pouco de dificuldade no cenário de valorização e faixa salarial também. Então isso torna o setor menos atrativo para quem está no mercado buscando oportunidade. O comércio tem um pouco mais de facilidade. O transporte não para. São 24h de domingo a domingo. Então de fato o trabalhador evita um pouco esse regime de trabalho. Isso tudo somando-se torna-se o perfil de vaga mais difícil de preenchimento. O motorista não tem hora, ele não tem dia e, de fato, tem sido um impacto muito maior nas empresas para repor essas vagas”, analisou.

Feira emprega transporte sest senat
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O diretor reforçou que a feira cumpriu seu papel social e terá reflexos positivos no mercado de trabalho da cidade neste fim de ano.

“Tenho certeza que contribuiu bastante para a recolocação profissional desses trabalhadores, desses pais e mães de família. E para esse final de ano, a dignidade de entrar empregado faz toda a diferença. A gente movimenta a economia, movimenta o cenário comercial e mercadológico aqui da nossa cidade e o Sest Senat se fortalece como uma empresa que tem a sua função social de contribuir para o desenvolvimento do segmento e fortalecimento do sistema como um todo.”

“A gente vai continuar trabalhando forte para desenvolver o profissional e facilitar o ingresso no mercado de trabalho por parte tanto do trabalhador que busca oportunidade quanto da empresa que necessita de mão de obra”, acrescentou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.