Uma história de vitória. A dona de casa Ana Cristina Lima Teixeira, 42 anos, venceu uma batalha difícil. Ainda aos 29 anos ela descobriu que estava com câncer de mama, um momento de choque principalmente porque ainda estava amamentando a filha que na época tinha dois anos de idade.
Felizmente isso já faz 13 anos. Foi em um outubro de campanha e conscientização sobre o câncer de mama que ela realizou o exame por incentivo de uma amiga.
“Quando eu percebi o caroço, eu achei que era um carocinho porque eu dava mama à minha filha e o povo antigamente falava muito de leite empedrado. Aí passando o tempo, uns três a quatro meses, e eu conversando com uma colega, ela me orientou a fazer o exame, que estava realmente no Outubro Rosa. Fiz a mamografia, fiz uma ultrassom e constou que eu realmente estava de câncer de mama.”
Além do nódulo, a doença não deu nenhum outro sinal. O exame de imagem contribuiu com o diagnóstico precoce que ajudou na cura da doença. Ana conta que o momento do diagnóstico foi de aflição e medo.
“Vem aquele baque, né?! Eu chorei, não tem quem não chore, pensa que o mundo acabou de desabar. Mas eu tenho muita fé em Deus, e aí eu respirei, enxuguei as lágrimas e falei pro meu médico ‘bora em frente, o que tem que ser feito a gente vai fazer’”.
A quimioterapia marcou a história dela, e nesse momento o apoio das pessoas ao redor foi indispensável.
“A quimioterapia é triste. Você não sente vontade de comer, o cabelo cai, a autoestima desce, e é rezar mesmo para conseguir superar aquela situação. A fé em Deus, a equipe maravilhosa, minha família, meus amigos. Apoio sempre.”
Ana também precisou realizar a cirurgia para a retirada da mama esquerda e de nódulos na axila. Após vencer esse desafio ela continua se cuidando rotineiramente.
“Hoje eu estou bem. Já são 13 anos, nunca tive recaída, nunca voltou. Faço minha revisão de seis em seis meses e continuo me examinando, porque eu tirei a esquerda mas continuo com a direita, então o é exame essencial.”
Para Ana, o Outubro Rosa ganha um olhar diferente e uma importância maior. Há treze anos atrás, foi no último dia da campanha Outubro Rosa que ela resolveu fazer o exame. O cuidado preventivo deve acontecer durante o ano inteiro, mas o mês de outubro vem como um reforço, um alerta para lembrar que é preciso se cuidar.
“Quanto mais cedo a gente descobrir, melhor. Eu mesma, só tinha 29 anos quando descobri. Foi assim que eu descobri e muita gente descobre assim”, pontuou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.