A Secretaria de Habitação está convocando as pessoas reprovadas na etapa de entrega de documentação do programa Minha Casa Minha Vida, dos Residenciais Panorama I e II, para comparecerem à sede da secretaria e resolverem as pendências no cadastro.
O prazo para atendimento vai até sexta-feira (17) e, quem não comparecer no período estipulado, será desclassificado. Os interessados devem comparecer nos horários de 08h às 12h e 14h às 17h. Uma portaria foi publicada com os nomes dos candidatos que apresentaram alguma incompatibilidade, indicando aqueles que precisam resolver os problemas para continuar no processo.
O secretário de Habitação Valdivan Nascimento esclarece que o objetivo é chamar a pessoas que ainda tem como corrigir a documentação para que elas tenham ainda a chance de aprovação.
“Nós convocamos agora as pessoas que estão selecionadas no programa Minha Casa Minha Vida, nos residenciais Panorama 1 e 2, para comparecerem na Secretaria de Habitação, a fim de entenderem o motivo por que estão classificados como incompatíveis. Algumas pessoas não foram aprovadas. Porém existe ainda a possibilidade de regularização em alguns aspectos.”
No geral, entre os principais problemas que levam a reprovação dos candidatos, estão as análises posteriores feitas pela Caixa Econômica Federal. A de renda familiar máxima de ser de R$2.800, o candidato não deve possuir imóvel em seu nome, e nem possuir dívidas com órgãos federais, além de estar com o CPF regular.
“Há também pessoas que não são moradores de Feira de Santana. Nós tivemos muitos casos de pessoas de fora que se inscreveram, foram até pré-selecionadas, mas o programa é específico para morador de Feira de Santana, como também pessoas que, na hora da inscrição, informaram, por exemplo, que tinha filho, que tinha doença, que era quilombola, mas na hora da entrega da documentação não conseguiu comprovar esses critérios”, acrescenta o secretário.
Mas nem todos esses problemas poderão ser resolvidos. O secretário alerta que apenas alguns tipos de pendência estão aptos a serem corrigidos.
“Algumas delas podem ser resolvidas, principalmente aquelas situações relacionadas ao NIS, ao cadastro único. Então tem pessoas que foram selecionadas, mas estão com cadastro único desatualizado, outras estão no cadastro com alguma inconsistência nas informações, por exemplo, não é ainda o responsável pela família e tudo isso pode ser regularizado.”
Nesta etapa cerca de 180 pessoas estão sendo convocadas, dos Residenciais Panorama I e II o secretário informou que semanalmente devem ser convocados os reprovados dos demais residenciais em construção.
A partir do comparecimento, a pessoa vai ter mais sete dias úteis para resolver as pendências. A equipe da Secretaria estará mobilizada para prestar suporte às pessoas que busquem realizar a regulação dos documentos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.