apagão
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), organização que controla a produção e transmissão de energia elétrica no Brasil, provocou um apagão em diversos estados do país. Na Bahia, cerca de 16% das linhas de transmissão foram afetadas. O fato ocorreu no início da madrugada desta terça-feira (14).

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal também foram afetados pela falta de fornecimento de energia elétrica. O g1 divulgou que o governo federal confirmou que a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná.

Segundo a Neoenergia Coelba, empresa responsável pela operação do sistema de fornecimento de energia elétrica na Bahia, o apagão afetou diferentes regiões do estado e, após cerca de 40 minutos do início da ocorrência, 99% das unidades afetadas já estavam com o fornecimento restabelecido. A empresa divulgou uma nota comentando o caso. Confira a íntegra do texto abaixo.

Nota

A Neoenergia Coelba informa que, na madrugada desta terça-feira (14), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Na Bahia, 16% das cargas foram afetadas em diferentes regiões do estado. O restabelecimento foi gradativo, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS. As causas da ocorrência estão em análise e devem ser disponibilizadas pelo ONS.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.