drone
Foto: Divulgação

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal da Bahia, interceptou um drone carregado com materiais ilícitos que tentava realizar uma entrega na Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

O caso ocorreu por volta das 13h deste domingo (12), quando Policiais Penais plantonistas identificaram a presença do drone no piso do solário da Triagem, com um volume suspeito preso à estrutura do equipamento.

Diante do ocorrido, a equipe recolheu o material e aplicou os procedimentos de segurança estabelecidos pela unidade prisional.
Após a abertura do volume, foram encontrados:

  • 03 (três) unidades de smartwatches;
  • 03 (três) carregadores para smartwatch;
  • 02 (duas) unidades de chips da operadora Claro;
  • Aproximadamente 36g de substância esverdeada, análoga à maconha*

  • Com a implantação dos equipamentos de body scanner e o reforço dos procedimentos de fiscalização que dificultam a entrada de materiais ilegais nas unidades prisionais da Bahia, o crime organizado tem recorrido a métodos alternativos, como o uso de drones, para tentar burlar o sistema. No entanto, graças ao preparo dos agentes e ao uso da tecnologia, a SEAP conseguiu impedir mais uma tentativa de violação da segurança institucional.

A Seap reafirma seu compromisso no combate ao crime organizado e na promoção de um sistema prisional mais justo, eficiente e, sobretudo, mais humano.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.